Atlético visita desesperado Athletico-PR e tenta retomar caminho das vitórias
Pelo Brasileirão, Galo tenta dar a volta por cima e quebrar jejum de seis jogos sem vencer
Túlio Kaizer Itatiaia
O Atlético vive momento instável na temporada e busca recuperar o bom futebol às vésperas da final da Copa Libertadores. Na noite deste sábado (16), a partir das 18h30 (de Brasília), o Galo visita o desesperado Athletico-PR, na Ligga Arena, em partida atrasada da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético soma seis jogos seguidos sem vencer. A última vitória foi a goleada sobre o River Plate, por 3 a 0, em 22 de outubro, pela ida da semifinal da Copa Libertadores. De lá para cá, são seis jogos, com dois empates, quatro derrotas e a perda do título da Copa do Brasil para o Flamengo.
Enquanto se prepara para a decisão da Copa Libertadores, dia 30 de novembro, contra o Botafogo, em Buenos Aires, o Atlético tenta ganhar posições no Brasileirão para ficar mais próximo do grupo que vai se classificar para a próxima edição do torneio continental. O Galo é o 10ª colocado, com 42 pontos, cinco a menos que o Cruzeiro, sétimo colocado.
O Athletico, por sua vez, está desesperado. O Furacão é o 18° colocado, com 34 pontos, três a menos que o Juventude, primeiro time fora da zona de rebaixamento da Série A.
O jogo desta noite vai marcar o reencontro entre Lucho González, treinador do Furacão, e Gabriel Milito, comandante do Galo. Os dois fizeram parte do elenco da Argentina na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. A equipe comandada por José Pékerman caiu nas quartas de final do torneio.
Atlético com desfalques
O meio-campista Matías Zaracho ficou em Belo Horizonte para realizar trabalhos de aprimoramento físico na Cidade do Galo. Recentemente, ele retornou aos gramados após problemas no púbis. Outro jogador que não viajou foi o atacante Cadu, em recuperação de lesão no joelho direito.
O lateral-esquerdo Guilherme Arana retorna nesta sexta-feira (15) a Belo Horizonte. Ele teve entorse no tornozelo direito durante treino da Seleção Brasileira, foi cortado pelo técnico Dorival Júnior e seguirá com exercícios na fisioterapia da Cidade do Galo.
O Atlético ainda não conta com o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Alan Franco e o atacante Eduardo Vargas. Os três estão com as suas respectivas seleções na disputa da Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Gabriel Milito tem a opção de manter o time que empatou com o Flamengo, na última quarta-feira (13), no Maracanã, mas a tendência é que alguma mudança aconteça.
O atacante Hulk, com desgaste muscular, pode ser poupado para a entrada de Paulinho. Outra opção para o retorno do camisa 10 ao time titular é a saída de Bernard.
Na lateral esquerda, Milito conta apenas com Rubens. Mas, pendurado, o jogador pode ser preservado, já que a partida seguinte do Galo é contra o Botafogo, jogo considerado crucial para o fim de temporada alvinegro.
Athletico com novidades
O Athletico tem novidades para o jogo contra o Galo. O volante Fernandinho, o zagueiro Thiago Heleno e o meia Christian treinaram normalmente e devem estar à disposição de Lucho González.
A tendência é que apenas Thiago Heleno seja titular, enquanto os outros dois devem ser opção no banco de reservas.
Outras novidades são os retornos de Nikão, que não pôde enfrentar o São Paulo, e Cuello, que cumpriu suspensão. Por sua vez, Felipinho será desfalque após receber o terceiro cartão amarelo.
ATHLETICO-PR X ATLÉTICO
Athletico
Mycael; Cuello, Belezi (Gamarra), Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Praxedes (Gabriel) e Nikão; João Cruz, Julimar e Pablo. Técnico: Lucho González.
Atlético
Everson; Saravia, Battaglia, Lyanco e Rubens; Otávio, Vera, Scarpa e Bernard (Paulinho); Hulk e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 16 de novembro
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Comentários do Facebook