Asa delta cai na Esplanada dos Ministérios e homem fica ferido

Asa delta cai na Esplanada dos Ministérios e homem fica ferido
O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou os primeiros socorros: piloto estava estável e consciente, com escoriações leves no rosto e nos braços Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do DF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Piloto estava com outros três praticantes de voo livre, que pousaram normalmente. Um deles contou que ocorreu uma forte rajada de vento na hora do pouso

O Tempo   Por Renato Alves

 

BRASÍLIA - Um praticante de voo livre caiu de asa delta na Esplanada dos Ministérios, no fim da tarde de terça-feira (10). Marcelo Silva, de 57 anos, perdeu o controle na hora do pouso. Ele caiu próximo à Catedral Metropolitana de Brasília.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou os primeiros socorros. Após a avaliação médica, Marcelo foi levado para o Hospital de Base pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto estava estável e consciente, com escoriações leves no rosto e nos braços. 

Marcelo Silva estava acompanhado de outros três praticantes de voo livre, que pousaram normalmente. Um deles contou aos militares do Corpo de Bombeiros que ocorreu uma forte rajada de vento na hora do pouso.

Os praticantes de voo livre que pousam em Brasília saltam de uma rampa no Vale do Paranã, na área rural de Formosa (GO), que fica a cerca de 70km em linha reta da Esplanada dos Ministérios.

A região é considerada uma das melhores do país para a prática desse esporte, por causa das condições climatológicas e da altitude, que proporcionam boas condições. A rampa do Vale do Paranã recebe inclusive etapas do mundial da modalidade.

O distrito Federal e seu entorno têm ventos predominantes do quadrante leste, que, aliado ao clima bastante seco nesta época, proporcionam voos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170km de distância, usando apenas as forças da natureza.