6 dicas para preservar o sistema de freios do seu carro
Saiba como manter suas pastilhas e fluido de freio em perfeitas condições para garantir segurança no trânsito
Manter o sistema de freios do seu veículo em perfeito estado é essencial para a segurança no trânsito, tanto para você quanto para os outros.
Um dos principais componentes desse sistema são as pastilhas de freio, que desempenham um papel fundamental na frenagem eficiente e segura.
Para auxiliar você na manutenção desse sistema, o AUTOTEMPO consultou a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, que deu 6 dicas indispensáveis para cuidar bem dos freios do seu carro:
1. Fique atento aos "avisos sonoros"
Se ouvir um som agudo ao pressionar o pedal de freio, pode ser um sinal de alerta. Algumas pastilhas de freio possuem dispositivos que emitem ruídos quando estão perto do limite de desgaste.
Além disso, alguns veículos possuem sensores eletrônicos que avisam sobre o desgaste. Em qualquer caso, uma revisão mecânica é recomendada para manter a eficiência do sistema.
2. Avalie o desempenho de frenagem
Se for necessário aplicar mais força no pedal de freio, o fluido pode estar comprometido ou algum componente pode necessitar de reparos. Desempenho reduzido é um sinal urgente para uma inspeção do sistema.
3. Atenção à luz de alerta no painel
Muitos veículos possuem uma luz de aviso que acende quando as pastilhas de freio estão desgastadas. Essa luz também pode indicar nível baixo de fluido de freio, reforçando a importância de uma revisão completa.
4. Realize inspeções visuais regulares
Verificar a espessura das pastilhas é uma tarefa simples que pode evitar problemas maiores. Se elas estiverem muito finas, é necessário substituí-las imediatamente.
5. Observe vibrações e pulsos no pedal
Sentir vibrações ou pulsos ao frear pode indicar desgaste irregular das pastilhas, ou discos. Esse problema deve ser corrigido rapidamente para evitar danos adicionais ao sistema. Vale lembrar que vibrações ao acionar o ABS em frenagens emergenciais são normais.
6. Considere o uso e a quilometragem
O desgaste das pastilhas varia conforme o estilo de direção e as condições de uso do veículo. Tráfego intenso e terrenos montanhosos aceleram o desgaste, exigindo manutenções mais frequentes.
Fluido de freio tem validade?
Além das pastilhas, o fluido de freio também requer atenção especial. Com o tempo, o fluido absorve umidade, reduzindo seu ponto de ebulição e aumentando o risco de corrosão e falhas no sistema.
Segundo Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul, “a ausência de manutenção preventiva representa um risco à segurança e pode gerar altos custos em reparos”.
Ele destaca ainda que, mesmo armazenado, o fluido pode sofrer degradação e deve ser substituído no máximo a cada 3 anos, conforme a portaria nº 456 do Inmetro.
Comentários do Facebook