Vacinação da dengue: MG e SP são os estados com maior número de doses prestes a vencer, indica ministra

Vacinação da dengue: MG e SP são os estados com maior número de doses prestes a vencer, indica ministra
vacina-contra-dengue-qdenga.webp Ministério da Saúde orientou ampliação do público-alvo para 6 a 16 anos com o intuito de evitar desperdício de doses da Qdenga Rogério Vidmantas | Prefeitura de Dourados
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ministério da Saúde criou estratégia emergencial ampliando público-alvo para evitar desperdício de doses

Itatiaia    Por 

 

Os estados de Minas Gerais e São Paulo são os que têm maior número de doses da Qdenga com validade até 30 de abril, segundo detalhou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (18). Além dos dois, outros nove estados brasileiros também têm doses contra a dengue com vencimento próximo e, portanto, deverão aderir à estratégia emergencial e temporária recomendada pelo Ministério da Saúde.

“Em 11 estados nós temos doses disponíveis e que vencem em 40 de abril. Acre, São Paulo e Amazonas... O Paraná tem um número muito pequeno disponível, e o Distrito Federal também. Os estados que têm mais doses, até por conta do tamanho e do número de municípios, são os estados de Minas Gerais e São Paulo”, afirmou a ministra.

Frente o risco de desperdício em meio à epidemia de dengue no país, a pasta publicou uma nota técnica nessa quarta-feira (17) orientando que os municípios e estados com doses válidas até 30 de abril ampliem o público-alvo para a faixa etária de 6 a 16 anos. Se, apesar disso, a adesão à vacinação continuar baixa, eles deverão ampliar novamente — contemplando, então, o público de 4 a 59 anos.

“A recomendação é a ampliação de 6 a 16 anos, mas, só para as vacinas que vencem em 30 de abril. Depois, se houver necessidade, a orientação é que se amplie para 4 a 59 anos. É uma estratégia pontual para essa situação”, declarou Nísia Trindade. A ministra acrescentou, ainda, que as pessoas contempladas pela ampliação terão direito à segunda dose para completar o esquema vacinal.

Originalmente, a Qdenga é aplicada apenas em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A estratégia excepcional adotada pelo Ministério da Saúde planeja evitar o desperdício de doses, segundo reafirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Minas Gerais não terá ampliação do público, diz SES

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta manhã de quinta-feira (18) que manterá a vacinação restrita ao público de 10 a 14 anos. A pasta afirmou que as doses em território mineiro vencem apenas em 30 de junho.

À Itatiaia, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também declarou que o imunizante estará disponível nos postos apenas para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que as vacinas recebidas pelo município também vencem em junho.