Temporal no RS: estado registra quase 500 mil quedas de raios; uma pessoa morreu

Fortes chuvas atingiram todo o estado, principalmente a capital, Porto Alegre, e a região metropolitana; a previsão é de mais chuvas
Itatiaia Por Maria Fernanda Ramos
O estado do Rio Grande do Sul foi atingido por quase 500 mil raios durante o temporal nesta terça-feira (16). Segundo o Climatempo, 499.086 desgargas elétricas foram registradas.
Até o momento, foi registrado um óbito devido às chuvas. Na cidade de Cachoeirinha, a 20km de Porto Alegre, a marquise de um prédio caiu sobre uma pessoa e matou um morador. O Corpo de Bombeiros registrou quase 500 chamados durante o temporal. A capital gaúcha e região metropolitana foram as áreas mais afetadas.
O volume de chuvas em todo o estado foi de 80 a 100 mm. Em Porto Alegre, em um curto espaço de tempo, choveu 76 mm. Houve registros de rajadas de vento de 100km no estado. Em Porto Alegre, o maior registro de vento foi de 89km/h, no Aeroporto Salgado Filho.
Hospitais foram muito afetados
Os hospitais de Porto Alegre foram muito afetados com o temporal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde estão sem energia os hospitais:
- Associação Hospitalar Vila Nova;
- Instituto de Cardiologia;
- Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul;
- Hospital Pronto-Socorro;
- Hospital Santa Ana;
- Hospital Fêmina;
- Certa Hospital;
- Hospital Moinhos do Vento.
Os hospitais de emergência da PUC-RS e a Santa Casa de Porto Alegre estão com destelhamento. O Pronto-Atendimento de Cruzeiro do Sul, a Santa Casa e o hospital da PUC estão com restrição.
Previsão é de mais chuvas
Ainda há previsão de bastante chuva no norte do Rio Grande do Sul ao longo do dia, especialmente à tarde. É possível que haja novos temporais ao fim do dia, com chuvas intensas e ventania. O Governo do RS informou, ainda, que é preciso ter atenção quanto à elevação no nível dos rios, especialmente na região nordeste do estado.
Na segunda-feira (15), a Defesa Civil do RS emitiu alerta de chuvas e ventos intensos válido até às 10h desta quinta-feira (18).
Recomendações da Defesa Civil:
- Evite transitar em locais sujeitos a alagamentos ou deslizamentos durante o período de alerta;
- Abrigue-se em local seguro;
- Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
- Não entre em alagamentos;
- Observe alterações nas encostas;
- No caso de habitar imóveis em áreas de risco ou sujeitas a deslizamentos, busque auxílio e abrigo temporário junto a familiares ou nas estruturas disponibilizadas pela Prefeitura de Porto Alegre.
Com informações da CNN
Comentários do Facebook