Temporal em Uberaba: oito pessoas foram arrastadas por enxurradas, incluindo duas crianças

Corpo de Bombeiros realizou os salvamentos; outros 22 chamados ocorreram por queda de árvores
Por Isabela Abalen O Tempo
Ao menos oito pessoas, incluindo duas crianças, viveram momentos de terror ao serem arrastadas por enxurradas durante o temporal que atingiu a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na tarde deste sábado (26 de outubro). As vítimas mobilizaram o Corpo de Bombeiros ao ficarem ilhadas ou quase submersas dentro de veículos inundados pela água.
Conforme o balanço divulgado pela corporação, os militares atenderam a cinco ocorrências de salvamento em enxurradas. Na avenida Leopoldino de Oliveira, uma das que alagaram durante o temporal, foram realizados três resgates: uma caminhonete ocupada por um casal e duas crianças; um carro com o motorista; e um motociclista.
Enquanto as vítimas dos automóveis estavam ilhadas, o motociclista havia sido arrastado pela força da água. Com a ajuda de populares, ele conseguiu soltar a moto e se prender em uma área segura em um posto de gasolina. As outras pessoas foram resgatadas dentro dos veículos. "A guarnição procedeu ao resgate e retirou todos os passageiros do interior dos veículos, deixando-os em um local seguro", informa a nota dos Bombeiros.
Desespero: vítimas tiveram os veículos quase completamente submersos
As outras duas pessoas que foram arrastadas por enxurradas tiveram seus carros inundados pela água. Uma das vítimas perdeu o controle do veículo no Rodoanel Anel Viário e capotou em uma vala alagada, na marginal da pista. Ela foi resgatada já com o carro quase completamente submerso. Mesmo sem apresentar ferimentos, foi avaliada pelo SAMU.
O outro motorista foi arrastado pela enxurrada no bairro Morada do Sol e caiu em um barranco às margens de um córrego. Ele era o único ocupante do veículo, que também ficou quase totalmente submerso. O homem conseguiu sair sozinho do carro e recusou atendimento médico.
Queda de árvores
O boletim do Corpo de Bombeiros também contabiliza 22 chamados de queda de árvores. Segundo a corporação, as ocorrências "estão sendo atendidas pelas guarnições de Bombeiros Militares, com o apoio da Defesa Civil e da Prefeitura"
Alerta de 'perigo'
Uberaba está em alerta de perigo para temporal até as 8h de domingo, segundo emitiu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica chuva entre 30mm e 60 mm por hora ou de 50mm a 100mm no dia, o que é considerado um volume de chuva intenso.
O alerta também indica possibilidade de vendaval de até 100km/h. Há risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Comentários do Facebook