Governo de Minas mantém liberação de venda e consumo de bebidas alcoólicas durante 2º turno

Governo de Minas mantém liberação de venda e consumo de bebidas alcoólicas durante 2º turno
Governo de Minas libera venda e consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições — Foto: Giovanna Gomes/Unsplash /Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Medida entrou em vigor no primeiro turno e continua valendo neste domingo (27). De acordo com o Executivo estadual, 'Lei Seca' é facultativa em dias de votação no país.

Por g1 Minas — Belo Horizonte

O governo de Minas Gerais vai manter a liberação de venda e consumo de bebidas alcoólicas neste domingo (27), dia em que será realizado o segundo turno das eleições para prefeito. A medida já estava valendo desde o primeiro turno, no último 6 de outubro.

Segundo o Executivo estadual, a decisão de não editar normas para vetar a comercialização de álcool durante o pleito foi tomada de forma colegiada com as forças de segurança de Minas Gerais e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

"A adoção de uma 'Lei Seca' nas eleições, com proibição de venda de álcool nos horários próximos à votação, é facultativa. Ou seja, cada unidade da federação tem autonomia para definir adesão à medida ou não", explicou o governo do estado.

 

 

Pedido da Abrasel

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) havia pedido ao governo que liberasse a venda de bebidas alcoólicas durante os dois turnos. Para a entidade, a suspensão da chamada "Lei Seca" nos dias de votação respeita o direito de escolha das pessoas.

 

"Estamos em uma democracia, e o cidadão tem o direito de fazer suas próprias escolhas. Celebramos o fato de o governo ter entendido que a restrição à venda de bebidas alcoólicas durante as eleições não contribui para a ordem pública ou para o processo democrático", afirmou Karla Rocha, presidente da Abrasel em MG.

 

A associação ainda disse que defende o consumo responsável e com moderação, especialmente em ocasiões como as eleições.

 

"A possibilidade de as pessoas se reunirem em família ou com amigos para um almoço ou encontro social após a votação é parte da nossa cultura, e impedir isso não faz sentido. A decisão do governo mineiro é uma vitória para o bom senso e para os direitos individuais", complementou a presidente.

 

 

Eleição anterior

 

Nas eleições de 2022, o governo do estado já tinha permitido a comercialização e o consumo de álcool nos dias de votação.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que a decisão sobre a proibição ou não da venda de bebidas alcoólicas compete à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG).