Navios de guerra do Brasil e dos EUA fazem operação para ajudar população do RS

Navios de guerra do Brasil e dos EUA fazem operação para ajudar população do RS
Em alto-mar, o Atlântico, posicionado a cerca de 500m do George Washington, recebeu as doações içadas por helicópteros brasileiros e norte-americanos Foto: Marinha do Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Donativos trazidos ao Brasil pelo porta-aviões nuclear George Washington, dos EUA, foram transferidos na costa gaúcha para o navio-aeródromo multipropósito Atlântico, do Brasil

O Tempo   Por Renato Alves

 

BRASÍLIA – As marinhas do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma operação conjunta na segunda-feira (27) para levar donativos aos moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes que assolam o Estado há quase um mês.

O material, trazido ao Brasil pelo porta-aviões nuclear George Washington, dos EUA, foi transferido na costa gaúcha para o navio-aeródromo multipropósito Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina.

Em alto-mar, o Atlântico, posicionado a cerca de 500 metros do George Washington, recebeu as doações içadas por helicópteros brasileiros e norte-americanos. A carga é composta por água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza.

O navio brasileiro atracará em Rio Grande (RS) nesta terça-feira (28) para desembarcar o material e encaminhar à Defesa Civil. 

Mais de 2 mil militares da Marinha atuam no RS

Desde 30 de abril, quando começaram as fortes chuvas, militares da Marinha atuam nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. 

A Força já empregou mais de 2 mil militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas na operação, além do transporte de mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.

Um grupamento operativo de Fuzileiros Navais também foi enviado ao Rio Grande do Sul, onde está atuando no resgate de pessoas, transporte de material, desobstrução de vias, recuperação de estruturas, no apoio às forças locais de segurança pública e no fornecimento de água potável, com o uso de duas estações móveis de tratamento de água que somam a capacidade de 20 mil litros por hora.

Um Hospital de Campanha com 40 leitos foi montado na cidade de Guaíba e o navio Atlântico tem empregado sua equipe de saúde no atendimento à população de municípios ao sul da Lagoa dos Patos.

Número de mortes nas enchentes sobe para 169

Veja os números mais recentes da catástrofe, divulgados pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (28):

Mortos: 169
Feridos: 806
Desaparecidos: 53
Pessoas em abrigos: 48.789
Pessoas desalojadas: 581.638
Pessoas resgatadas: 77.712
Animais resgatados: 12.521
Municípios afetados: 469 (de 497)