'Mulas do presídio': nove detentos de saída temporária são descobertos com drogas no estômago na volta para a cadeia em Juiz de Fora

'Mulas do presídio': nove detentos de saída temporária são descobertos com drogas no estômago na volta para a cadeia em Juiz de Fora
Cinco detentos eliminaram as drogas de forma espontânea, segundo a Sejusp — Foto: Polícia Penal/Divulgação

Scanner identificou alterações na região do tronco dos presos, que precisaram ser levados para fazer exames complementares em uma unidade de saúde.

Por g1 Zona da Mata e TV Integração — Juiz de Fora

 

Nove custodiados da Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, foram flagrados tentando retornar da saída temporária com maconha e cocaína escondidas no estômago. O caso foi registrado na segunda-feira (22).

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o scanner identificou alterações na região do tronco dos presos, que precisaram ser levados para fazer exames complementares em uma unidade de saúde. Lá foi constatada a ingestão de invólucro das substâncias.

Dois deles tiveram que ficar hospitalizados no HPS, até recebimento da alta médica na terça-feira (23). Outros quatro seguiam sob observação dos policiais penais e cinco eliminaram as drogas de forma espontânea.

As substâncias ilícitas foram apreendidas e encaminhadas à Polícia Civil, responsável pelas investigações. Os presos envolvidos poderão responder criminal e administrativamente pelo ocorrido.

 

Detento morre no mesmo dia

Na mesma data, outro detento de 32 anos, que também voltava da saída temporária, morreu após queixar-se de dores abdominais.

À TV Integração, a Sejusp informou que os casos não têm relação entre si. Conforme a secretaria, o rapaz passou pelos procedimentos de segurança padrão ao entrar na unidade.

Durante a noite, após queixar-se de dores abdominais, foi encaminhado para atendimento no HPS e recebeu alta. Na terça, no entanto, continuou passando mal. O Samu foi chamado, levou o homem para novo atendimento no hospital, mas ele não resistiu e morreu durante procedimento cirúrgico.

direção da Penitenciária José Edson Cavalieri instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. O Posto Médico Legal também realizou exames periciais.