Morre o ex-ministro e ex-deputado Delfim Netto

Morre o ex-ministro e ex-deputado Delfim Netto
Delfim Netto morreu nesta segunda-feira
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ele estava internado há uma semana em São Paulo

O TEMPO 

 

O ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento, Antônio Delfim Netto, faleceu na madrugada desta segunda-feira (12 de agosto), aos 96 anos, em São Paulo. Ele estava internado há uma semana no Hospital Albert Einsten.  

Filho de imigrantes italianos, Antônio Delfim Netto nasceu em 1º de maio de 1928. Ele teve uma carreira marcada pela atuação decisiva durante o período da ditadura militar e a redemocratização do Brasil. 

Delfim Netto iniciou a carreira política como ministro da Fazenda durante os anos de 1967 e 1974, passando pelos governos Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici. Nesse período, foi um dos signatários do Ato Institucional nº5 (AI-5), que decretou intervenção nos Estados e cidades, além da autorização de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão. 

Durante seu mandato, foi um dos principais arquitetos do chamado "Milagre Econômico Brasileiro", uma fase de rápido crescimento econômico que marcou a ditadura militar. Suas políticas focaram na industrialização e na infraestrutura, promovendo investimentos em grandes projetos. Após sua saída do ministério, Delfim continuou a influenciar a política econômica como consultor e acadêmico. Foi uma figura chave na formulação do Plano Cruzado, implementado em 1986 para combater a hiperinflação.

Delfim Netto também foi ministro da Agricultura em 1979 e do Planejamento entre 1979 e 1985. Ele foi deputado constituinte e federal entre 1987 e 2007.