Livro que reúne notícias de jornais de JF nos séculos XIX e XX será lançado na sexta, 19

Livro que reúne notícias de jornais de JF nos séculos XIX e XX será lançado na sexta, 19
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: FUNALFA

 

Os historiadores Heliane Casarin, Jefferson de Almeida Pinto e Rogério Rezende Pinto assinam a organização do livro “Juiz de Fora: da Bruxa Silvina e do voo de Darioli – notícias da cidade nas páginas da imprensa”, que será lançado nesta sexta-feira, 19, às 16h30, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, localizada na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro. A entrada é franca e livre para todos os públicos. A obra reúne 56 textos publicados na imprensa de Juiz de Fora, entre os séculos XIX e XX, e que abordam os anseios da cidade com a modernidade.

Entre os periódicos de referência estão O Pharol, Jornal do Comércio e O Dia (antiga publicação local). A tiragem é de 500 exemplares, que serão encaminhados gratuitamente pelos organizadores às escolas das redes municipal e estadual e aos dez campi do IF Sudeste MG. Na tarde de lançamento, a publicação também poderá ser retirada sem custos.

Jefferson conta que o livro é resultado de um projeto de extensão entre o Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, e o IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, onde ele e Rogério atuam. A seleção de textos foi feita por Heliane Casarin, que, durante 30 anos, atuou como documentalista do Setor de Memória da Biblioteca Murilo Mendes, que é gerida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Terminado o projeto de extensão, a proposta de publicação do livro foi apresentada à Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Lei Estadual de Cultura. Com a proposta aprovada e a captação de recursos autorizada, os organizadores conseguiram patrocínio da empresa Unida, do segmento de transportes, para viabilizar a publicação.

“Juiz de Fora: da Bruxa Silvina e do voo de Darioli – notícias da cidade nas páginas da imprensa” está dividido em seções como: indústria, trabalho, escravidão, setores populares e expectativas do futuro, entre outros. “A publicação dos artigos em forma de livro busca referendar esse acervo que é referência para pesquisadores de Juiz de Fora e do Brasil”, observa o historiador. Ele destaca que a obra também é uma homenagem à Biblioteca, que, com 126 anos, é a instituição cultural mais antiga em funcionamento na região.