Libertadores via Brasileirão: confira chances do Cruzeiro e demais candidatos à vaga

Libertadores via Brasileirão: confira chances do Cruzeiro e demais candidatos à vaga
Jonathan Jesus, Lautaro Díaz e Lucas Romero em ação durante treinamento do Cruzeiro na Toca da Raposa Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Batido na final da Sul-Americana, time celeste tem que buscar a vaga na Libertadores 2025 pelo Brasileirão; confira percentual de cada time ainda vivos na luta

O Tempo Sports     Por Frederico Teixeira

 

Superado pelo Racing na final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro terá que garantir sua vaga na próxima edição da Libertadores via Brasileirão. Para isso, terá que terminar a competição ao menos em sétimo lugar. E a análise das probabilidades matemáticas apontam uma disputa acirrada pelo posto.

No momento, mesmo ainda faltando três rodadas a serem disputadas pela maioria das equipes no Brasileirão, seis times já se garantiram na Libertadores 2025: Palmeiras, Botafogo, Fortaleza, Internacional, Flamengo e São Paulo.

A sétima vaga é disputada de forma ferrenha por Cruzeiro, Bahia e Corinthians, todos empatados com 47 pontos.

A diferença a favor da Raposa é o fato de ter uma partida a menos que os concorrentes: o jogo da próxima quarta-feira (27), contra o Grêmio, no Mineirão, que encerra a 35ª rodada da competição.

Antes da realização desta partida, os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontam 33,1% de chances para o Corinthians ficar com a sétima colocação; a Raposa teria 32,6% enquanto o Bahia 29%.

Logicamente, em caso de vitória celeste sobre o Grêmio, o percentual de chances do Cruzeiro subiria de forma significativa.

Vai dar G8?

O Campeonato Brasileiro ainda pode acabar tendo um 'G8'. Isso acontecerá caso o Botafogo vença o Atlético na final da Copa Libertadores no sábado (30), em Buenos Aires, garantindo automaticamente presença na edição 2025 do torneio continental. 

Neste cenário, como está disputando o título do Brasileirão com o Palmeiras, a equipe carioca abriria a vaga para o oitavo colocado da tabela de classificação do Nacional. 

Já o arquirrival Atlético, se não vencer o Botafogo na final da Libertadores, dificilmente estará na próxima Libertadores, já que está apenas em décimo no Nacional . Neste momento, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem menos de 2% de chances de pegar uma vaga via Brasileirão (Com Folhapress)



CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO À LIBERTADORES VIA BRASILEIRO

Palmeiras: 70 pontos (já garantido)
Botafogo: 70 pontos (já garantido)
Internacional: 65 pontos (já garantido)
Fortaleza: 64 pontos (já garantido)
Flamengo: 62 pontos (já garantido)
São Paulo: 59 pontos (já garantido)
Corinthians: 47 pontos (33,1% de chances)
Cruzeiro: 47 pontos (32,6% de chances)*
Bahia: 47 pontos (29% de chances)
Vasco: 43 pontos (2,1% de chances)
Atlético: 44 pontos (1,6% de chances)
Grêmio: 40 pontos (1% de chances)*
Vitória: 42 pontos (0,4% de chances)
Athletico-PR: 41 pontos (0,1% de chances)

* Equipes com um jogo a menos que as demais