Leilão da ‘rodovia da morte’ acontece nesta quinta-feira (29)

Leilão da ‘rodovia da morte’ acontece nesta quinta-feira (29)
Projeto prevê a concessão, por 30 anos, do trecho de 303,4 km, desde o entroncamento com a BR-262 para Sabará até o entroncamento com a BR-116 para Governador Valadares Foto: Divulgação / Ministério da Infraestrutura
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Certame prevê investimento de R$ 9 bilhões para a duplicação de 106 quilômetros do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares

O TEMPO

 

O trecho da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, vai a leilão nesta quinta-feira (29 de agosto). O certame, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT), prevê investimento de R$ 9 bilhões para a duplicação de 106 quilômetros da rodovia, além de 83 quilômetros de faixas adicionais. A abertura das propostas acontece na B3, em São Paulo, a partir das 14h, e contará com a presença do ministro dos transportes, Renan Filho, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Diretoria Colegiada da ANTT.

O projeto prevê a concessão, por 30 anos, do trecho de 303,4 km, desde o entroncamento com a BR-262 para Sabará até o entroncamento com a BR-116 para Governador Valadares. A ideia é que o trecho perca a alcunha de “rodovia da morte”, associação feita devido ao número de acidentes e às condições precárias de pavimentação.

Além da duplicação e das faixas adicionais, o certame prevê a realização de 51 correções de traçado, bem como áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

De acordo com o ministro Silveira, o governo federal está com altas expectativas para o leilão e cumpre uma promessa do presidente Lula (PT) feita durante sua campanha em 2022. 

“É uma obra muito esperada por todos os mineiros, que vai trazer mais segurança e desenvolvimento para todo o estado. Foi no primeiro governo do presidente Lula, inclusive, quando estive como diretor-geral do DNIT, entre 2004 e 2005, que realizamos as maiores obras na rodovia, como o viaduto da Prainha, a duplicação do trecho urbano de Nova Era, o trevo de Belo Oriente e o contorno do Vale do Aço. Depois do abandono das estradas mineiras nos últimos anos, agora é a hora deste grande projeto de duplicação da BR-381 se tornar, enfim, realidade ”, afirma o titular da pasta de Minas e Energia.