Japão registra dois terremotos e tem alertas de tsunami

Japão registra dois terremotos e tem alertas de tsunami
Japão tem histórico de registros de terremotos Foto: Yusuke FUKUHARA / Yomiuri Shimbun / AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ondas de até um metro estão previstas em algumas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku

O Tempo    Por Agências

 

Dois terremotos potentes, de 6,9 e 7,1 graus de magnitude, atingiram nesta quinta-feira (8) as costas da ilha de Kyushu, sul do Japão, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

Ondas de até um metro estão previstas em algumas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku, informou o canal público NHK.

O primeiro terremoto aconteceu a uma profundidade de 33 quilômetros e o segundo a uma profundidade de 25 quilômetros, segundo USGS.

O governo japonês informou em um comunicado que criou um grupo de trabalho para coordenar a resposta aos terremotos. O Japão fica sobre quatro grandes placas tectônicas, no "Círculo de Fogo" do Pacífico, e é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.

O arquipélago, que tem 125 milhões de habitantes, registra quase 1.500 terremotos por ano, o que corresponde a 18% dos tremores registrados no mundo.

A maioria dos terremotos é leve, mas os danos variam de acordo com o epicentro e a profundidade. As normas severas de construção anti-sísmica permitem que mesmo tremores fortes provoquem poucos danos.

Em 1º de janeiro, mais de 200 pessoas morreram em um terremoto devastador que atingiu a península de Noto.

(AFP)