Igreja São Sebastião passa a realizar missas semanais em homenagem a Lola em Juiz de Fora

Igreja São Sebastião passa a realizar missas semanais em homenagem a Lola em Juiz de Fora
Floripes Dornelas de Jesus, a Lola — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Uma das religiosas mais importantes da Zona da Mata mineira morreu no dia 9 de abril de 1999, em Rio Pomba. Em 2005, foi nomeada ‘Serva de Deus’ e também teve processo de beatificação autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

 

A Igreja São Sebastião, em Juiz de Fora, passou a realizar missas semanais pela beatificação da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola. As cerimônias acontecem às sextas-feiras, às 15h, e são ministradas pelo Frei Flávio.

Uma das religiosas mais importantes da Zona da Mata mineira morreu no dia 9 de abril de 1999, em Rio Pomba. Em 2005, foi nomeada ‘Serva de Deus’ e também teve processo de beatificação autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos.

A igreja fica localizada na Praça Doutor Hermenegildo Villaça, s/nº, no Centro da cidade.

 

A história de Lola

 

Enterro de Lola reuniu milhares de fiéis em Rio Pomba — Foto: TV Integração/Reprodução

Enterro de Lola reuniu milhares de fiéis em Rio Pomba — Foto: TV Integração/Reprodução

 

Nascida em Mercês, em 27 de junho de 1911, Lola, como é popularmente conhecida, mudou para Rio Pomba ainda criança. Na juventude, caiu de um pé de jabuticaba, perfurou o baço e lesionou a coluna.

Paraplégica e acamada, não deixou mais o sítio da família, recebendo poucas visitas. Anos depois, passou a alimentar apenas de hóstia, permanecendo assim por mais de 60 anos. O outro modo de vida dela, que não incluía sono, também começou a intrigar a Ciência.

Diante dos milagres atribuídos a Lola, as peregrinações até a casa dela aumentaram com o tempo. No entanto, a mulher restringiu as aparições, e o contato com o mundo externo passou a ocorrer apenas com padres que levavam a comunhão diária, médicos e outras poucas pessoas.

Os pedidos de fieis, que intercediam a ela clamando por graças, milagres e auxílio em causas impossíveis, eram feitos por cartas.

 

Títulos e beatificação

Em 2005, Lola recebeu o título de 'A serva de Deus' pela Santa Sé Apostólica.

Pelo modo de vida, pela fé e pelos milagres, foi aberto na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, o processo de beatificação da religiosa, que se encontra parado atualmente.

Memória TV Integração: relembre matéria gravada no sítio de Lola, em Rio Pomba