Escolas de samba do Rio definem calendário de ensaios técnicos

Escolas de samba do Rio definem calendário de ensaios técnicos
© Foto: Alex Ferro | Riotur
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Apresentações têm início em 25 de janeiro

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

 

O calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial para o Rio Carnaval 2025 já está pronto. As apresentações começam em 25 de janeiro, com três agremiações por dia, e seguirão até a semana que antecede os desfiles oficiais na Passarela da Marquês de Sapucaí, o Sambódromo, no centro da cidade.

Para atender o pedido das agremiações, os ensaios técnicos serão aos sábados. Nos últimos anos as escolas que se apresentavam aos domingos estavam reclamando porque terminavam tarde e havia dificuldades no transporte na volta para casa. Além disso, no dia seguinte os componentes precisavam começar a semana de trabalho.

“A ideia das escolas de mudar para sábado já é um pedido antigo de algumas escolas da Liesa, foi colocado em votação, e não foi por unanimidade, mas venceu a ideia de ter ensaios técnicos aos sábados”, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David à Agência Brasil.

Luz e som

Gabriel David é eleito presidente da liga escolas de samba do Rio - LIESA.  Foto: Instagram/@gabriod

Gabriel David é eleito presidente da liga escolas de samba do Rio - LIESA. Foto: Instagram/@gabriod - Instagram/@gabriod

Outra novidade é que todas as escolas vão poder fazer teste de som e luz em um período de 4 dias. Nesse caso, o calendário marcou os ensaios entre quinta-feira (20) e domingo (23) de fevereiro. Com esses testes, também pela primeira vez, as agremiações vão fazer 2 dias de ensaios técnicos.

“É a primeira vez na história do carnaval que as 12 escolas de samba do Grupo Especial vão poder testar som e luz oficiais da avenida do Rio Carnaval 2025. É super fundamental isso. Tenho certeza que a gente vai ter um ganho artístico de preparo e também de entrega para a nossa cidade”, disse.

Com bastante antecedência, a Liesa fez o anúncio do calendário nesta segunda-feira (14). Para o presidente da liga, Gabriel David, os ensaios técnicos são fundamentais para a preparação das agremiações. Ele destacou que a definição da programação foi coletiva, como tinha ocorrido quando houve a discussão de passar a ter 3 dias de desfiles. Em 2025, as apresentações serão no domingo (2), na segunda-feira (3) e na terça-feira (4) de março.

“A liga explicou a importância e o que a gente poderia entregar mais para o público por conta disso. É super importante para a gente já começar o próximo ano de fato, e a virada do ano já ser com as escolas completamente programadas e organizadas para as suas grandes datas de início do ano, tanto para os ensaios nas quadras, como os das ruas e ensaios técnicos”, disse Gabriel David.

O presidente da Liesa avalia que os ensaios de luz e som vão se transformar em um pré carnaval na cidade. “Queria fortificar aqui a importância desses dois ensaios técnicos por escola. Acho que é um presente para a cidade do Rio de Janeiro, para o povo em geral, que pode assistir aos ensaios técnicos de forma gratuita, vai ter duas oportunidades por escola, sendo a segunda oportunidade uma semana antes do carnaval em um verdadeiro pré-carnaval de 4 dias, quinta, sexta, sábado e domingo com as escolas apresentando oficialmente um teste geral de som e luz para todas as escolas”, completou.

Calendário dos ensaios técnicos para o Rio Carnaval 2025:

25/01

20h - Unidos de Padre Miguel

21h30 - Unidos da Tijuca

23h - Mocidade Independente

1°/2

20h - Paraíso do Tuiuti

21h30 - Beija-Flor

23h - Mangueira

8/2

20h - Vila Isabel

21h30 - Portela

23h - Grande Rio

15/2

20h - Salgueiro

21h30 - Imperatriz Leopoldinense

23h - Viradouro

Datas de teste de luz e som:

20/2

20h - Unidos de Padre Miguel

21h30 - Unidos da Tijuca

23h - Mocidade Independente

21/2

20h - Paraíso do Tuiuti

21h30 - Beija-Flor

23h - Mangueira

22/2

18h - Lavagem

20h - Vila Isabel

21h30 - Portela

23h - Salgueiro

23/2

20h - Grande Rio

21h30 - Imperatriz Leopoldinense

23h - Viradouro

 

Edição:Fernando Fraga