CRLV 2024 começa a ser cobrado neste domingo; veja finais de placas que precisam estar com documento em dia

CRLV 2024 começa a ser cobrado neste domingo; veja finais de placas que precisam estar com documento em dia
Veículos em trânsito (imagem ilustrativa) — Foto: Banco de imagens
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Condutores com placas com finais 4, 5 ou 6 têm até o dia 31 de setembro para regularizar certificado. Com finais 7, 8, 9 ou 0, até 31 de outubro.

Por g1 Minas — Belo Horizonte 

Motoristas que têm veículos com placas com finais 1precisam estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) regularizado a partir deste domingo (1º). Em uma fiscalização, eles podem apresentar o documento impresso ou no formato digital.

Já os que têm placas com finais 4ou têm até o dia 31 de setembro. Com finais 78ou 0, até 31 de outubro.

Para ter acesso ao CRLV deste ano, o cidadão precisa ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório, a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e multas, se houver. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.

Para saber se existe alguma pendência na documentação, o motorista pode acessar o mutirão virtual do governo pelo site.

Se estiver tudo em dia, ele tem a opção de imprimir o certificado. O documento também fica disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.

Quem está com a documentação atrasada e, for flagrado, vai pagar multa de R$ 293. O carro é removido para um pátio credenciado e sai somente depois que o pagamento for reguralizado. É uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação.

 

"Hoje [sábado, 31 de agosto], finaliza o prazo para pagamento do licenciamento 2023 e, a partir de amanhã, será cobrado o licenciamento 2024. A gente precisa do licenciamento CRLV escrito 2024. Se ele tiver escrito 2023, não adianta mostrar pra gente comprovante de pagamento, que aqui a gente não vai cobrar pagamento, a gente vai cobrar o licenciamento e o exercício estar 2024”, explicou o sargento da Polícia Militar Rodoviária Daniel Martins.