Clubes ingleses podem votar pela extinção do VAR na Premier League; entenda

Clubes ingleses podem votar pela extinção do VAR na Premier League; entenda
VAR - Premier League .jpg Ferramenta do árbitro de vídeo é utilizada desde 2019 no Campeonato Inglês Divulgação/Premier League
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Segundo o jornal The Athletic, reunião entre os 20 clubes deve selar proposta que será votada pela liga

Itatiaia Esporte      Por

 

Os 20 clubes que disputam a Premier League devem votar, no próximo mês, uma proposta que discutirá a eliminação, ou não, da ferramenta do VAR, a partir da próxima temporada, da Primeira Divisão do Campeonato Inglês. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal inglês The Athletic.

A ferramenta é utilizada no Campeonato Inglês desde a temporada 2019, mas as constantes reclamações sobre erros de arbitragem neste ano fizeram com que os clubes reavaliassem a necessidade da utilização da arbitragem de vídeo.

A iniciativa partiu da vontade do Wolverhampton que, em ofício enviado à Premier League, pediu a eliminação do VAR. A competição, então, convocou uma votação extraordinária - com a presença de representantes das 20 equipes, em Harrogate, no dia 6 de junho.

Em comunicado, os Wolves dizem que a decisão favorável à eliminação do VAR ocorreu “após consideração cuidadosa e com o maior respeito pela Premier League, (órgão de arbitragem) PGMOL e nossos colegas competidores (...) Nossa posição é que o preço que pagamos por um pequeno aumento na precisão está em desacordo com o espírito do nosso jogo e, como resultado, devemos removê-lo a partir da temporada 2024/25.”

Em contrapartida, em entrevista ao portal citado acima, um porta-voz da Premier League, diz que apesar da reunião, “a liga apoia totalmente o uso do VAR e continua comprometida, junto com o PGMOL, em fazer melhorias contínuas no sistema para o benefício do jogo e dos torcedores”.