Chuvas no Brasil? Confira se a seca que assola o país está perto do fim

Chuvas no Brasil? Confira se a seca que assola o país está perto do fim
Chuva em Minas Gerais (2).jpeg Após dias quentes e secos na maioria do país, o Sul e o Sudeste devem ter uma mudança de tempo no início desta semana. Reprodução / Redes Sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Gráficos e dados revelam mudança no cenário meteorológico brasileiro

 Itatiaia

A temporada de seca intensa em vários pontos do Brasil está começando a dar sinais de que está próxima do fim. Conforme informações do portal de meteorologia MetSul, dados e gráficos mostram que há possibilidade de chuvas isoladas no centro do país.

As precipitações podem voltar em algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, locais em que há muito tempo não chove. Em elo Horizonte, por exemplo, não registra chuvas há 151 dias. Veja como será a distribuição da chuva nas regiões brasileiras abaixo:

  • Região Nordeste

No nordeste haverá pouca chuva na maior parte da região. Contudo, as que ocorrerem mais intensas devem se concentrar na faixa costeira, com destaque para Bahia e Rio Grande do Norte.

  • Região Centro-Oeste

Pela primeira vez em mais de quatro meses, os gráficos indicam a possibilidade de chuva na região centro-oeste. Apesar da boa notícia, o MetSul informa que as chuvas serão isoladas e que há pouca chance de chover no estado de Goiás e no Distrito Federal.

  • Região Sudeste

Na região sudeste a previsão é de chuva irregular com baixo volumes na maioria dos estados. Apesar de haver grandes chances de precipitação em vários pontos da região, no norte paulista, no triangulo mineiro e no norte de Minas há poucas chances de chuva.

  • Região Sul

Na região sul, a chuva chegará com mais intensidade aos três estados nos próximos dez dias. Conforme o MetSul há chances de acumulados acima de 50 mm na região.

  • Região Norte

A região norte está em um período considerado o ‘inverno amazônico’, o que significa que haverá nenhuma ou pouca chuva na região. Caso aconteçam, as precipitações devem se concentrar no Oeste e norte do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.