Chuva forte causa alagamentos, queda de estrutura de prédio, e Salvador entra em alerta
De acordo com a Defesa Civil, um alerta máximo foi emitido devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas
Itatiaia Por Talyssa Lima
A cidade de Salvador e a Região Metropolitana, na Bahia, registraram deslizamentos, queda de árvores e forte chuva nesse domingo (7). Durante a madrugada desta segunda-feira (8) também choveu. De acordo com a Defesa Civil a (Codesal), um alerta máximo devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas, foi emitido.
Durante a madrugada, Salvador registrou pelo menos nove deslizamentos de terra, sendo cinco deles na região do centro. Parte do prédio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) , no Vale dos Barris, foi atingido. (Confira o vídeo aqui).
De acordo com o órgão, ao menos dois veículos estavam no local e ficaram soterrados. Ainda não há informações sobre vítimas.
Outros pontos da cidade também foram atingidos pela forte chuva. No bairro Mata Escura próximo do Complexo Penitenciário Lemos Brito, e na região de Valéria foram registrados deslizamentos. Ninguém ficou ferido nessas ocorrências.
Por causa do grande volume de chuva atingiu Salvador, alguns bairros registraram alagamentos como no Largo da Calçada, Barra, Avenida Centenário e Itapuã.
BR alagada
Trechos da BR-324, na Bahia, também foram afetados e ficaram alagados, nesse domingo (7). “Olha o que é de carro, aqui. Todo mundo esperando pra passar”, diz um homem que filmou a situação caótica no Posto Fiscal de Simões Filho, próximo ao pedágio.
Alerta Laranja
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade está em Alerta Laranja, quando a previsão é de que chova entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, em Salvador e Região Metropolitana (RMS), neste domingo. Também há chances de ventos intensos (60-100 km/h).
A Codesal – Defesa Civil da capital baiana – emitiu um alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Nas últimas 24 horas, na cidade, o bairro mais afetado foi São Tomé de Paripe, com 103,2 mm acumulados.
Em caso de emergência, é só ligar para o número gratuito 199 (Codesal).
Veja abaixo os bairros que mais choveram nas últimas seis horas:
Ondina: 85 mm;
Centro: 73,7 mm;
Federação: 73 mm;
Engenho Velho de Brotas: 59,4 mm;
Barbalho: 58,2 mm;
Brotas: 57,8 mm;
Pituba: 57,4 mm;
Stiep: 56 mm;
Cabula: 50,9 mm;
Liberdade: 50,2 mm.
Comentários do Facebook