Atlético tem grandes chances de Sula, mas fica distante da Libertadores via Brasileiro

Atlético tem grandes chances de Sula, mas fica distante da Libertadores via Brasileiro
Galo tem apostado alto nas Copas, como a do Brasil, mas tem de ficar de olho no Brasileirão para não ficar de fora da Liberadores Foto: Pedro Souza/Atlético
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Alvinegro tem de ter cuidado para não ficar sem chances de estar em um torneio internacional em 2025, caso falhe nas copas

O Tempo Sports    Por Anderson Gonçalves

 

O Atlético está apostando alto nas Copas, Libertadores e do Brasil, para terminar a temporada 2024 com alguma taça em sua rica galeria de troféus. Todavia, o Galo precisa tomar cuidado, já que caso não tenha êxito nessas duas competições, poderá depender do Campeonato Brasileiro para jogar um torneio internacional em 2025. 

A equipe alvinegra tem, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, grandes chances de estar na Sul-Americana e menos de disputar a Libertadores via Brasileirão. 

As estatísticas do site da universidade mineira indicam que o Galo tem 74,5 % de possibilidades de ser um dos times na Sul-Americana. Já na Libertadores, a coisa complica um pouco, pois o percentual cai bastante, ficando apenas com 4,1% de chances de jogar a Liberta no ano que vem. 

Um dos fatores que podem explicar a queda nas chances de Libertadores do Galo é seu desempenho ruim contra times do Z4. O Alvinegro ganhou apenas dois jogos, em nove, contra times que brigam para não cair. 

“Temos perdido muitos pontos, por vários motivos, o que nos coloca na situação em que estamos hoje no Brasileirão. Por quê? Muitas vezes, por motivos diferentes, mas isso de dominar o jogo e ter o resultado favorável, mas depois empatar ou perder é algo que aconteceu com a gente durante o torneio. Pelo menos para mim, isso me gera muita raiva e preocupação”, disse Gabriel Milito, técnico do Galo, em tom nervoso após um empate frustrante em casa diante do Vitória (2 a 2) após estar vencendo por 2 a 0. 

Reação ainda é possível 

O Atlético está com 37 pontos, na 10ª colocação, em 27 jogos. O clube está a nove pontos de distância do G6, que tem o Internacional na sexta posição, sendo o último time no grupo que jogará a principal competição do continente.

Se o Galo vencer seus jogos atrasados contra Grêmio, quarta-feira, 9 de outubro, e Athletico-PR, ainda sem data confirmada, a equipe mineira pode encostar no G6 e evitar um prêmio de “consolação amargo”, que seria jogar a Sul-Americana em 2025.