Após dois anos de guerra, avanço da Rússia foi ‘freado’ diz presidente da Ucrânia

Após dois anos de guerra, avanço da Rússia foi ‘freado’ diz presidente da Ucrânia
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, afundando o país em uma guerra sem precedentes Ronaldo Schemidt/ AFP
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Nos últimos meses, as forças de Kiev enfrentaram uma pressão crescente no front, perdendo terreno para Moscou à espera de mais ajuda dos países ocidentais

Itatiaia   Por   

 

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou, nesta segunda-feira (11), que o avanço da Rússia foi ‘freado’ e que a situação no front é ‘muito melhor’, contradizendo informes recentes e reivindicações de Moscou sobre sua campanha militar nesta antiga república soviética.

‘O avanço russo foi freado’, disse Zelensky em entrevista à emissora francesa BFM TV e ao jornal Le Monde. ‘Nosso comando, nosso Exército deteve o avanço russo no leste da Ucrânia’.

Nos últimos meses, as forças de Kiev enfrentaram uma pressão crescente no front, perdendo terreno para Moscou à espera de mais ajuda dos países ocidentais, especialmente um pacote de ajuda bloqueado no Congresso americano.

‘Posso dar-lhes esta nova informação: a situação agora é muito melhor do que durante estes últimos meses’, afirmou Zelensky.

O líder ucraniano também disse que a Ucrânia está construindo linhas de fortificação de ‘mais de 1.000 quilômetros’.

‘Quando falamos de fortificações, falamos de um processo contínuo’, afirmou. ‘Não falamos de alguns quilômetros, ou centenas de quilômetros, mas de mais de 1.000 km de construção. É uma tarefa muito complicada. Devem ser sólidas e resistentes às mudanças do clima [...], mas também resistentes a qualquer equipamento militar usado contra estas linhas defensivas’, disse Zelensky.

Em alusão a um comentário do presidente francês, Emmanuel Macron, que no mês passado afirmou que não descartava o envio de tropas francesas à Ucrânia, Zelensky assegurou que ‘enquanto a Ucrânia aguentar, o Exército francês pode permanecer em território francês’.

Guerra Rússia X Ucrânia

No dia 24 de fevereiro de 2022 as tropas russas invadiram o território ucraniano e cidades no leste e sul da Ucrânia, além das mais próximas à Kyiv, a capital, foram atacadas.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou em fevereiro deste ano, que 31 mil soldados do país morreram, nos dois anos de conflito desde a invasão do país pela Rússia. Segundo o líder o número era bem inferior que as estimativas dadas pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin.

O presidente também afirmou que ‘dezenas de milhares’ foram mortos em áreas ocupadas da Ucrânia, mas acrescentou que não haveria números precisos até que a guerra terminasse.

Há poucos dia, um meio russo independente, Mediazona, disse que cerca de 75 mil russos foram mortos em 2022 e 2023 lutando na guerra. Uma investigação conjunta publicada por ela e pelo Meduza, outro site independente russo, indica que a taxa de perdas da Rússia na Ucrânia não tem diminuído e que Moscou está perdendo cerca de 120 homens por dia.