Ações de Páscoa Solidária arrecadam chocolates em JF
Movimentos solidários buscam proporcionar felicidade a crianças em situação de vulnerabilidade; saiba como doar
Por Nathália Elis Fontes Tribuna de Minas
Neste período de Páscoa, os cristãos celebram a renovação e a esperança, na data em que é lembrada a ressurreição de Jesus Cristo. Para muitas famílias, também é um momento de presentear as pessoas que amam com bombons. Como forma de distribuir alegria e exercitar a solidariedade, instituições e pessoas de Juiz de Fora fazem campanhas de arrecadação de chocolates e promovem ações para presentear famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Para alguns, nada é mais gratificante do que proporcionar um momento mágico para diversas famílias neste feriado. Ver o sorriso de uma criança ao ganhar um chocolate que tanto desejava é uma das razões que motiva pessoas como Ana Carolina Rossignoli, Luiz Fernando Filho, David Nunes, Mônica Santana, que organizam campanhas de Páscoa todos os anos em Juiz de Fora. A seguir, você conhece algumas das iniciativas solidárias que acontecem na cidade.
Ovos de colher para as crianças no Dom Bosco
A estudante de medicina Ana Carolina Rossignoli, de 24 anos, produz ovos de colher para as crianças da Creche Municipal Carlos Roberto Ananias, no Bairro Dom Bosco, na Cidade Alta. Os interessados em ajudar podem doar chocolate de confeiteiro, confete e granulado e entregar na creche, na Rua Araguari, até o dia 30 de março. Outras instituições, como a Associação Municipal de Apoio e Renovação, o Centro de Assistência Social e Cidadania, além de entidades de Ubá e de Guidoval serão contempladas com caixas de bombom. As doações também podem ser feitas através do pix 095.787.966-09.
Já é a segunda ação solidária de Páscoa que Ana Carolina realiza. Ela contou que no ano passado foram doadas 1.267 caixas de bombom para crianças em vulnerabilidade social. A iniciativa da estudante começou quando ela entrou no internato de medicina, uma etapa do curso de estágio curricular obrigatório, e começou a acompanhar de perto as dificuldades de muitas crianças que atendia nas Unidades de Saúde. “Durante as entregas me sinto grata a todos que me ajudam a levar a felicidade para essas crianças. É uma experiência única”, revela a estudante, que tem o objetivo de ampliar cada vez mais as doações.
Ovos de Páscoa para as comunidades da Zona Norte
Há sete anos um projeto leva ovinhos de páscoa para as crianças de comunidades da Zona Norte. As pessoas podem ajudar com a doação de uma barra de chocolate de um quilo, que pode fazer dez ovos, ou com ovos já prontos. As arrecadações vão até o dia 29 de março e, no dia 31, os chocolates vão ser entregues às crianças dos bairros Miguel Marinho, Vila São João Batista, Ponte Nova, Dias Tavares e Marrocos. Um dos organizadores da ação, Sillas Cannavarro, explica que quando as doações são maiores, outros bairros podem ser contemplados, como Novo Triunfo, Alto São Judas, Verbo Divino, e pode atender mais de 200 crianças.
Os interessados podem entregar as doações na Barbearia do Lucinho, na Rua Evaristo da Veiga, 563, no Bairro Benfica, ou na Rua Coronel Stênio de Paula Cunha, 76, no Bairro Miguel Marinho. Também pode ser feito por meio do pix (32) 99113-9962.
Time Zé Irmão FC
Pelo terceiro ano consecutivo, o time Zé Irmão FC, do Bairro Esplanada, está arrecadando doações de chocolate para a Páscoa. A iniciativa atende a mais de 800 crianças em situação de vulnerabilidade dos bairros Esplanada, Monte Castelo, Carlos Chagas e Cerâmica, segundo um dos organizadores, Martilei Rodrigues de Azevedo, de 24 anos. As pessoas interessadas podem fazer transferência por pix através do e-mail zeirmaofc@gmail.com, ou entregar as doações na Rua Professor Walquírio Seixas de Faria, 72, Bairro Esplanada, ou na Rua Maria Luiza Tostes, 285, Bairro Fábrica.
Mônica Santana fantasiada para fazer as entregar de chocolates (Foto: Arquivo pessoal)
Doações de caixas de bombons
Há cinco anos, Mônica Santana e Bruno Alves organizam uma ação de Páscoa com doações de caixas de bombons que são distribuídas para crianças dos bairros Santa Paula, Progresso, Marumbi, Santa Rita e Bonfim, mas também atendem em Goianá. Além disso, eles atendem o Instituto Bruno, o Grupo ACAI e o Mutirão da Meninada Vale Verde. Porém, dependendo da quantidade de doações, podem ajudar creches da região.
Segundo Mônica, no ano passado a ação conseguiu arrecadar cerca de 1.500 caixas de chocolate para entregar durante uma passeata nas ruas, mas a expectativa é por ampliar a ação. Durante a passeata, Mônica se fantasia de coelho da Páscoa para entregar os chocolates para as crianças.
Os interessados em contribuir podem entregar os chocolates na Rua Cláudio Macedo de Moura, 9, Bairro Santa Paula, ou fazer transferência por pix no nome de Felippe Machado, no número (32) 99166-7572. Os organizadores também se disponibilizam a buscar as doações, que podem ser combinadas pelo número (32) 98809-4052. Mais informações no Instagram @pascoa_solidaria2025.
Ação social de Páscoa de torcidas organizadas
A ação de Páscoa da Força Jovem Vasco 18, segundo um dos organizadores, Hiago Martins de Campos, 29 anos, surgiu há anos. Mas, neste ano, tiveram a ideia de convidar torcidas de outros times para ampliar a ação e atender mais crianças dos bairros Vila Esperança 1 e 2, Olavo Costa, Jardim Esperança e Furtado. Assim, passaram a colaborar com a iniciativa as torcidas: Fuzarca JF (Torcida do Vasco), Torcida Jovem Botafogo (TJB) e Torcida Organizada Galoucura, do Atlético-MG.
As pessoas interessadas em contribuir podem doar caixas de bombom no açougue Salim Carnes Nobres, localizado na Rua São Mateus, 1.140; na barbearia Os Barbeiros JF, na Rua Diogo Álvares, 389, loja 1, no Benfica; Rua Halfeld, 651, Centro; e em dias de jogos em que as torcidas estiverem reunidas. Também podem doar através do pix evelinycarelli@hotmail.com. As arrecadações vão até o dia 28 de março e os organizadores esperam atender cerca de 300 crianças. Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo Instagram @fjv18familia.
Além disso, todos os anos Luiz Fernando Filho, coordenador técnico da Licenci Esportes e da Academia de Futebol do Galo, arrecada doações de chocolates para as crianças, especialmente de escolas de futebol e em situação de vulnerabilidade social. “A ideia surgiu pois, como jogador de futebol, sempre vi a importância de ajudar as famílias mais necessitadas e deixar as crianças mais felizes com chocolates”, conta. Os interessados em doar podem entrar em contato com Luiz Fernando pelo WhatsApp (32) 99106-2455. As arrecadações vão até o dia 26 para conseguir entregar os chocolates para as crianças, dividindo as doações com instituições da cidade.
Arrecadações da torcida organizada do Flamengo
A Flamanguaça – Botequim de Juiz de Fora, torcida organizada do Flamengo, está em busca de doações de chocolates para entregar às crianças no domingo de Páscoa. A ação já é feita há alguns anos pelos torcedores, tendo arrecadado mais de 250 caixas de bombom no ano passado. Em 2022, a Fundação Ricardo Moisés foi atendida, enquanto em 2023 os beneficiados foram os moradores dos bairros Carlos Chagas e Parque das Águas, na Zona Norte da cidade. Contudo, neste ano as doações estão abaixo do esperado, e o local ainda não foi definido. Um dos membros da torcida, David Nunes, disponibiliza o contato (32) 98431-4264 aos interessados em apoiar com doações de chocolates.
Ação Missionária Vicentina
A Ação Missionária Vicentina, do Conselho Central Santo Antônio (CCSA) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), solicita doações de chocolates para a sua Páscoa Solidária. O grupo é responsável pelo Banho Solidário Vicentino, que atende pessoas em situação de rua de Juiz de Fora, por isso também precisa de doações de produtos de higiene pessoal e roupas. Os interessados em apoiar a ação podem entregar os chocolates na Sede do Conselho Central Santo Antônio às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 18h. O endereço é Avenida Brasil, 2.500, no Bairro Vitorino Braga. Mais informações pelo WhatsApp (32) 99127-5483.
Arrecadação da Casa D’Italia de JF
A instituição, que difunde a cultura italiana através de cursos, exposições, dança, música, culinária e demais atividades, arrecada caixas de bombom até o dia 26 de março para entregar para os hospitais e entidades da cidade. Os interessados em contribuir podem entregar os chocolates na instituição, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, número 2.585, no Centro.
Comentários do Facebook