Veja datas, horários e tudo sobre o GP da Arábia SauditaO GP começa nesta quinta-feira (7/3) com o primeiro treino livre em Jeddah Por agências
O GP começa nesta quinta-feira (7/3) com o primeiro treino livre em Jeddah
O Tempo Sports Por agências
A Fórmula 1 chega com o circo pegando fogo na Arábia Saudita, com crises por todos os cantos. O GP começa nesta quinta-feira (7/3) com o primeiro treino livre em Jeddah. Confira, a seguir, tudo sobre esta etapa.
Como acompanhar o GP da Arábia Saudita:
- Quinta-feira, 7 de março
Treino livre 1, 10h30 às 11h30 (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Treino livre 2, das 14 às 15h: BandSports (transmissão começa às 13h50 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
- Sexta-feira, 8 de março
Treino livre 3, das 10h30 às 11h30: (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Classificação, das 14h às 15h: (transmissão começa às 13h30 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
- Sábado, 9 de março
Corrida, 14h: Bandeirantes (transmissão começa às 13), Rádio Bandeirantes, BandNewsFM, site da Band, BandPlay
RAIO-X DO CIRCUITO DA CORNICHE DE JEDDAH
- Distância: 6.174m
- Número de voltas: 50
- Recorde em corrida: 1min30s734 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021)
- DRS - 3 zonas
- DRS 1: Detecção após a curva 17 e ativação entre as curvas 20 e 22
- DRS 2: Detecção na curva 22 e ativação entre as curvas 23 e 27
- DRS 2: Detecção na curva 27 e ativação na reta principal
- Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)
RESULTADO DE 2023
- Pole Position: Sergio Perez (MEX/Red Bull) - 1min28s265
- Pódio da corrida:
- 1º Sergio Perez (MEX/Red Bull) - 1h21min41s
- 2º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +5s355
- 3º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) +20s782
CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO DA CORNICHE DE JEDDAH
A pista é formada por retas longas e freadas fortes seguidas de curvas de baixa velocidade, então as equipes buscam um meio termo para os acertos: se colocarem muita asa, são lentos na reta e, se colocarem pouca asa, o carro fica nervoso nas curvas.
O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora.
Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela. A pista tem várias pequenas mudanças para a terceira edição do evento. A maioria delas é nas zebras, que foram levantadas.
Algumas áreas de escape agora têm asfalto mais rugoso para evitar polêmicas com limites de pista. E as principais mudanças foram nas curvas 14 e 20, cuja área de escape na parte interna foi ampliada para aumentar a visibilidade.
CURIOSIDADES SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA
O projeto inicial era que essa pista de Jeddah não fosse a casa oficial da F1 na Arábia Saudita, devido à construção de um circuito em Qiddiya, que está atrasado.
As primeiras fotos da pista projetada pelo ex-piloto da F1 Alex Wurz foram lançadas nesta semana e contam com uma elevação de 70 metros na primeira curva, equivalente a um edifício de 20 andares. A pista deve passar a receber a F1 em 2027.
Jeddah fica às margens do Mar Vermelho e tem um porto importante, que faz da cidade a segunda maior da Arábia Saudita. O lugar é famoso por servir de base para a peregrinação para Meca, local mais sagrado da religião muçulmana.
É em Jeddah, também, que acredita-se que Eva foi enterrada, em um lugar que hoje fica no coração da cidade. Esta será a quarta casa da Fórmula 1 no Oriente Médio.
O primeiro país da região a receber a categoria foi o Bahrein, em 2004, seguido pelos Emirados Árabes Unidos, em 2009. E a prova do Qatar entrou como substituta da Austrália em 2021 e tornou-se permanente no calendário a partir de 2023.
Mas a presença de investimentos da região na categoria começou ainda no final da década de 1970 começando justamente pelos sauditas, que patrocinaram a Williams.
Outro empresário do país, Mansour Ojjeh, começou uma parceria de décadas com a McLaren também nesta época. nesta quarta-feira (6), a petrolífera Aramco é uma das parceiras globais da F1. (Folhapress)
Comentários do Facebook