Tromba d'água em MG: corpos estão no IML de Diamantina, e sobreviventes recebem apoio psicológico

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lamentou mortes; atração está fechada por tempo indeterminado
Por Isabela Abalen O Tempo
Os corpos do casal de turistas que morreu ao ser arrastado por uma tromba d'água no Cânion do Peixe Tolo, próximo à cachoeira Bocaina, em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Diamantina neste domingo (20 de abril), onde poderão ser oficialmente identificados. De acordo com a prefeitura da cidade, os familiares das vítimas já foram comunicados da tragédia.
Os dois faziam parte de um grupo de ao menos dez pessoas, todas surpreendidas pelo fenômeno, que foi provocado por uma chuva repentina na tarde de sábado (19). A turma realizou a trilha até a cachoeira acompanhada de um guia. O profissional e os outros oito integrantes saíram a salvo, após um resgate cuidadoso feito pelo Corpo de Bombeiros (confira a sequência dos fatos abaixo).
Segundo a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, os sobreviventes estão hospedados em uma pousada do município e recebem apoio psicológico da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota de pesar, o Executivo lamentou "profundamente a perda". "A Prefeitura manifesta solidariedade às famílias das vítimas e se coloca à disposição para qualquer auxílio necessário neste momento de luto e dor", diz um dos trechos.
A atração do Cânion do Peixe Tolo está temporariamente fechada, por determinação do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Executivo diz ter empenhado todas as forças para o resgate dos turistas
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro reforçou, ainda, que já havia intensificado a operação de segurança nas cachoeiras do município, devido ao aumento de visitas no feriado prolongado. "Dessa forma, na noite deste sábado, foi iniciada uma operação de resgate com atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Instituto Estadual de Florestas, com apoio de moradores voluntários", afirmou.
Os sobreviventes da tromba d’água, ao serem encontrados pelos militares do Corpo de Bombeiros, precisaram passar a noite na atração, aguardando um momento mais seguro para retornar à cidade. O Executivo informou que, durante a noite, "alimentos e mantas térmicas foram levados até o local".
Entenda o que aconteceu
- A chamada para os bombeiros foi realizada por volta das 19h de sábado (19 de abril), e só às 01h45 da madrugada os militares conseguiram chegar ao local, dada a dificuldade do terreno.
- Durante o percurso, os militares foram surpreendidos por uma nova cabeça d’água. Mesmo assim, eles encontraram oito pessoas do grupo. Todas estavam bem, apesar de muito assustadas. Nesse momento, foi relatado que o casal havia sido arrastado pela correnteza e desaparecido.
- Foi necessário esperar amanhecer para fazer o caminho de volta com o grupo. Com a ajuda dos bombeiros, todos atravessaram as partes mais rasas do rio, já que não restava margem seca.
- Os bombeiros prosseguiram com a busca pelo casal desaparecido desde a manhã deste domingo (20), até que os corpos foram encontrados por volta das 12h. O acesso terrestre só foi possível dentro do rio, ainda cheio.
Comentários do Facebook