PF faz operação contra fraudes de quase R$ 9 milhões na concessão de seguro desemprego em SP
Mandados foram cumpridos nesta quinta (13) na capital paulista e em Guarulhos
Uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), busca combater fraudes na concessão de seguro desemprego em São Paulo. Segundo a polícia, o esquema pode ter gerado prejuízo de R$ 8,7 milhões aos cofres públicos.
As buscas foram feitas em São Paulo e em Guarulhos, que fica na região metropolitana. Os alvos foram uma empresa usada nas fraudes, com cadastro no endereço do proprietário, e no endereço de um colaborador contratado por empresa terceirizada.
O caso começou a ser investigado a partir da informação de uso indevido da senha de uma servidora da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho em Suzano, também na Grande São Paulo, em abril de 2020, no auge da pandemia de Covid.
Na investigação, a polícia apurou que foram utilizados alguns cadastros digitais nos requerimentos de auxílios fraudulentos. As senhas utilizadas indevidamente dos servidores eram usadas para a realização de acertos, que consistem em ajustes necessários quando havia inconsistência entre os requerimentos de auxílio desemprego e os dados cadastrados no sistema.
De acordo com a PF, foram identificados 3.450 requerimentos suspeitos. Os investigados pela polícia poderão responder pelo crime de estelionato majorado e associação criminosa.
Comentários do Facebook