Morre Pampa, campeão olímpico de vôlei, aos 59 anos

Morre Pampa, campeão olímpico de vôlei, aos 59 anos
Pampa, campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Vôlei Pampa, campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Vôlei Reprodução/Facebook
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ex-jogador estava internado em São Paulo para o tratamento de um Linforma de Hodgkin

 Portal Itatiaia

O campeão olímpico de vôlei, Pampa, morreu, nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, em São Paulo. O ex-jogador, medalhista de ouro em Barcelona, em 1992, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Beneficência Portuguesa para o tratamento de um Linfoma de Hodgkin. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira. Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, Pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a Seleção Brasileira”, divulgou a entidade por meio de nota.

“Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, afirmou o presidente da CBV, Radamés Lattari.

Diagnosticado com Linfoma de HodgkinPampa chegou a ficar entubado em um hospital de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, antes de ser transferido para São Paulo. Ele está na capital paulista desde o dia 19 de abril.

Conheça a história de Pampa

Nascido em 24 de novembro de 1964, André Felippe Falbo Ferreira conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, pela Seleção Brasileira de Vôlei, em 1992.

Natural de Recife-PE, Pampa também foi medalhista de prata, nos Jogos Pan-Americanos de 1991. Além disso, foi ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Fora das quadras, o ex-jogador atuou no Ministério do Esporte, de 2000 a 2002. Posteriormente, também foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo.

 

Em 2013, Pampa foi nomeado com Secretário de Esportes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O ex-atleta conciliava o cargo com a Pampa Sports, sua empresa de marketing esportivo, cultural e de entretenimento.

Prêmios individuais

Pampa foi nomeado pela FIVB (Federação Internacional de Volleyball) como o melhor atacante brasileiro, na Olimpíada de Seoul, em 1988. No Japão, foi eleito, pela NEC, melhor jogador (MVP), além dos prêmios de melhor saque e melhor ataque.