Missa do Impossível: milhares de fiéis lotam Praça Antônio Carlos

Missa do Impossível: milhares de fiéis lotam Praça Antônio Carlos
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Além do público de Juiz de Fora, católicos de outras cidades acompanham celebração, que é a última de 2023

Por Mariana Floriano Fonte Tribuna de Minas 

Pela primeira vez, a Missa do Impossível acontece na Praça Antônio Carlos, região central de Juiz de Fora. A cerimônia especial desta terça-feira (12) marca a última Missa do Impossível de 2023 e reuniu milhares de fiéis, de diferentes cidades, para, juntos, agradecerem as conquistas e pedirem por bençãos para o próximo ano.

Conforme a organização da Missa do Impossível, caravanas de Rio Novo, Petrópolis e do Rio de Janeiro trouxerem fiéis até Juiz de Fora para acompanhar a missa. O público tomou a Praça Antônio Carlos, a Rua Dr. Paulo Frontin e também a Praça do Canhão. O trânsito no entorno da PAC foi interditado para maior segurança do público.

Boa parte dos fiéis chegou cedo e foi preparada para uma maratona de mais de 12 horas, já que a missa teve início por volta das 19h30 e tem previsão de terminar às 23h.

É o caso de Carmen Quintiliano, de 64 anos. Ela chegou na praça às 6h e pretende ficar até o final da celebração. “Fui a primeira a chegar”, conta. Moradora do Bairro Grama, ela afirma que tirou o dia para ir à missa. “Desmarquei todos os compromissos. Meu compromisso é a missa.” Há oito anos ela acompanha a Missa do Impossível semanalmente. Para ela, ver a praça cheia é motivo de orgulho, uma “graça de fé”. “Espero que todos que vieram aqui com um pedido no coração sejam atendidos.”

Éverton Moreira, de 67 anos, é natural de Santos Dumont e veio para Juiz de Fora acompanhar a celebração. A viagem foi planejada desde que a missa começou a ser anunciada. Ele já participou de celebrações em Juiz de Fora, Rio Novo e São João Nepomuceno. “É uma alegria imensa poder estar aqui vivendo esse momento único. É um clima diferente, você vê milhares de pessoas reunidas, mas não vi nenhuma briga, ninguém de cara feia. É um momento de paz mesmo. De agradecer e pedir.”

Público de todas as idades

A celebração contou com fiéis de todas as idades. Carla Andrade levou a mãe de 87 anos para acompanhar a missa. “Ela sempre participa da missa pela internet. Quando dá, ela vai comigo no Bonfim, mas hoje quis trazê-la já que a gente mora pertinho.”

As amigas Alice Spinelli, de 23 anos, e Ana Clara Trovato, de 16, também aproveitaram o evento para tirar um momento para pedir e agradecer. “Nós vamos sempre que dá, e hoje, por ser um evento grande, nós resolvemos vir. […] Sempre temos muitos pedidos: saúde, proteção para a família, os estudos, um emprego…”, enumera Alice.

A missa também foi transmitida em um telão instalado no centro da praça, para que o público distante do palco pudesse acompanhar. A organização contou com a mobilização de voluntários de diversas paróquias, que auxiliaram no apoio e na montagem dos equipamentos.