MG e BH ainda aguardam definição do Ministério da Saúde sobre vacina da gripe
Governo federal anunciou, há uma semana, antecipação da campanha de imunização
Por O Tempo
Uma semana após o Ministério da Saúde divulgar a antecipação da vacina contra a gripe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte ainda aguardam detalhes para a divulgação do cronograma. Inicialmente, a ideia do Ministério é iniciar a distribuição de doses no próximo dia 20.
Geralmente, a vacinação contra a gripe começa entre abril e maio. Neste ano, a campanha de vacinação tem início previsto para 25 de março. A justificativa dada pelo governo federal é o aumento da circulação de vírus respiratórios no país. No dia 20, a distribuição deve ser iniciada em todas as regiões, exceto a população da região Norte, que já foi imunizada entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.
A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. “Mas desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios, em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou.
O imunizante é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no país.
Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que segue o Plano Nacional de Imunização e, no momento, aguarda recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde sobre o repasse de doses para as estratégias serem traçadas de acordo com o quantitativo recebido.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por sua vez, disse aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde referentes à operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 2024. “Tão logo sejam recebidas, divulgaremos sobre a estratégia e operacionalização da campanha. É importante ressaltar que cada município é responsável pela organização da vacinação em seu território, de acordo com a realidade local”, informou.
A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre quantas doses serão enviadas para Minas Gerais e aguarda retorno.
Comentários do Facebook