MG e BH ainda aguardam definição do Ministério da Saúde sobre vacina da gripe

MG e BH ainda aguardam definição do Ministério da Saúde sobre vacina da gripe
Vacina para a Gripe - Influenza — Foto: Uarlen Valério
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Governo federal anunciou, há uma semana, antecipação da campanha de imunização

Por O Tempo 

 

Uma semana após o Ministério da Saúde divulgar a antecipação da vacina contra a gripe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte ainda aguardam detalhes para a divulgação do cronograma. Inicialmente, a ideia do Ministério é iniciar a distribuição de doses no próximo dia 20.

Geralmente, a vacinação contra a gripe começa entre abril e maio. Neste ano, a campanha de vacinação tem início previsto para 25 de março. A justificativa dada pelo governo federal é o aumento da circulação de vírus respiratórios no país. No dia 20, a distribuição deve ser iniciada em todas as regiões, exceto a população da região Norte, que já foi imunizada entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. “Mas desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios, em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou.

O imunizante é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no país.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que segue o Plano Nacional de Imunização e, no momento, aguarda recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde sobre o repasse de doses para as estratégias serem traçadas de acordo com o quantitativo recebido. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por sua vez, disse aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde referentes à operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 2024. “Tão logo sejam recebidas, divulgaremos sobre a estratégia e operacionalização da campanha. É importante ressaltar que cada município é responsável pela organização da vacinação em seu território, de acordo com a realidade local”, informou.

A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre quantas doses serão enviadas para Minas Gerais e aguarda retorno.