Máfia Azul e Galoucura são banidas de estádios pelo Ministério Público

Máfia Azul e Galoucura são banidas de estádios pelo Ministério Público
Galoucura está punida até março de 2026 (Foto: Reprodução/MPMG)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Torcidas organizadas estão proibidas de frequentar os palcos esportivos por dois anos

Por Tribuna De Minas

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) determinou o banimento temporário por dois anos das torcidas organizadas Máfia Azul, do Cruzeiro, e Galoucura, do Atlético-MG, em virtude do confronto entre elas em Belo Horizonte no sábado (2). A ocorrência resultou na morte de um dos envolvidos por disparos de arma de fogo e lesões em outros dois torcedores.

Com a restrição, as organizadas estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros, por analogia ao artigo 201, parágrafo 1º, inciso I, da Lei Geral do Esporte – Lei 14.597/23.

A punição prevê a proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos. A recomendação do Ministério Público ainda depende de ratificação por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF), devendo ser publicada no site da entidade e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fazendo constar que se trata de resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Cruzeiro e do Atlético-MG.

Além da restrição de frequentar os estádios no Brasil, as torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura permanecem proibidas de, nos dias de jogos de Cruzeiro e Atlético, utilizarem as respectivas sedes, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil, conforme Termos de Ajustamento de Conduta firmados em fevereiro de 2008.

Problema recorrente

As torcidas organizadas possuem históricos de punições recentes. A Galoucura, que retornou de punição de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Já a Máfia Azul, que havia sido banida temporariamente até março de 2026, cumprirá o novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.