Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para onda de calor em Juiz de Fora e mais regiões de Minas

Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para onda de calor em Juiz de Fora e mais regiões de Minas
O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (Foto: Felipe Couri)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Enquanto calor deve permanecer até esta sexta, alerta de baixa umidade também é emitido para as próximas horas

Por Tribuna, com informações da Agência Estado

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na quarta-feira (21), um alerta de “grande perigo” devido ao calor intenso que vai atingir regiões do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do Brasil até esta sexta-feira (23). Juiz de Fora e mais cidades da Zona da Mata estão entre os municípios em que a temperatura poderá chegar até cinco graus mais elevada do que a média durante período superior a cinco dias, conforme o Inmet.

Ainda segundo o instituto, além de Minas, as temperaturas elevadas serão sentidas em regiões de Goiás, Santa Catarina, São Paulo (menos a capital, a região metropolitana e o litoral), no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Em Juiz de Fora, conforme o Inmet, a mínima para esta quinta é de 13 graus, com máxima de 31. Já na sexta, a amplitude térmica diminui, indo de 15 (mínima) aos 32 graus (máxima).

 

Onda de calor e baixa umidade

Outro alerta emitido pelo Inmet vale apenas para esta quinta-feira, entre até as 19h, e diz respeito à baixa umidade do ar numa extensa área que abrange trechos de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Segundo o instituto, há “perigo potencial” porque a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% nesse trecho do País, durante essas oito horas.

O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.