Guarda Municipal tem novo comando

Guarda Municipal tem novo comando
A Guarda Municipal de Juiz de Fora tem nova composição de comando. Em razão da saída do ex-comandante Leandro Lisboa Barros para a assumir a gestão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a subcomandante Elaine Maria Silva passa a responder pelo comando da corporação. Em seu lugar, o supervisor da Guarda, Daniel Andrade, vai atuar na condução operacional das equipes da Guarda Municipal. Em cumprimento à lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), os cargos só podem ser o
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: SESUC

 

A Guarda Municipal de Juiz de Fora tem nova composição de comando. Em razão da saída do ex-comandante Leandro Lisboa Barros para a assumir a gestão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a subcomandante Elaine Maria Silva passa a responder pelo comando da corporação. Em seu lugar, o supervisor da Guarda, Daniel Andrade, vai atuar na condução operacional das equipes da Guarda Municipal. Em cumprimento à lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), os cargos só podem ser ocupados por guardas municipais concursados. 


 Desde 2021, Elaine vem conduzindo as atividades de subcomando, exercendo a coordenação dos empenhos diários da corporação. Guarda Municipal há 15 anos, com experiências no trabalho de rua e na Central da Guarda, a nova comandante é formada em Segurança Pública pela Estácio de Sá.

 A Guarda Municipal é uma instituição de segurança pública, civil e democrática, prevista na Constituição. Com a mudança, o órgão reafirma seu perfil de vanguarda, mantendo a alternância de gênero no comando da instituição. Dos três comandos, até então, encabeçados por integrantes da Guarda, dois foram de mulheres. A novidade desta gestão é a chegada de uma mulher negra ao cargo.

 O novo subcomandante também é guarda municipal há 15 anos. Analista de Sistemas, formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF), Daniel Andrade sempre esteve à frente das atividades de tecnologia da corporação, tendo desenvolvido o primeiro sistema de registros de ocorrências do órgão. Em 2021, assumiu a supervisão de Gestão Operacional da Guarda, sendo responsável pelas atividades do Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da unidade, incluindo todo o processo de implantação da ferramenta digital do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD) para Juiz de Fora. Daniel é, inclusive, multiplicador credenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública da tecnologia para outras cidades.