Google lança novos recursos para proteção de celulares Android; veja quais são
Novas ferramentas, que estarão disponíveis primeiro no Brasil, vão ajudar a minimizar a dor de cabeça de ter o celular roubado
O Tempo Por Bruna Carmona
Quem já teve o celular roubado sabe o que é ter dor de cabeça. O aparelho carrega todo tipo de informação do dia a dia: pessoal, profissional, conta em banco e por aí vai. Pensando nisso, o Google anunciou nessa terça-feira (11/06), durante o evento Google for Brasil 2024, o lançamento de novos recursos para proteção de celulares Android.
São três ferramentas: o bloqueio após detecção de movimentos bruscos, bloqueio remoto e bloqueio de dispositivos offline. Veja como vão funcionar:
Bloqueio automático por detecção de roubo
Por meio de IA, o dispositivo vai detectar mudanças bruscas de direção e velocidade no movimento do celular - caso o aparelho seja arrancado da mão do usuário, por exemplo. Se isso acontecer, a tela será automaticamente bloqueada. Quando acionado, o celular vai exibir uma notificação para explicar o contexto, limitada a uma por dia, apenas quando a tela de bloqueio for interrompida.
Bloqueio rápido remoto
Uma das primeiras ações a ser tomada quando o celular é roubado é bloquear o aparelho, mas isso pode acabar demorando mais que o esperando quando o usuário tem dificuldade de lembrar a senha da conta Google para fazer o bloqueio remoto. Com a nova função, será possível usar apenas o número do chip para o bloqueio via Encontre meu Dispositivo, mesmo sem a senha da conta Google. Basta acessar o site, inserir o número do telefone e resolver um desafio de segurança simples para bloquear a tela do dispositivo de qualquer lugar.
Bloqueio de dispositivo off-line
Não é raro que criminosos desliguem a internet do celular logo após o roubo para evitar que o aparelho seja rastreado. A nova função do Android vai permitir identificar ações incomuns do usuário, como remover o cartão SIM, estar em locais não frequentados por períodos prolongados ou a perda prolongada de conectividade. Nessas situações, a tela será bloqueada automaticamente para evitar acesso não autorizado, mesmo com o celular offline.
Quem pode usar os novos recursos?
Para participar do programa piloto do Android para as novas funções de segurança basta se inscrever pelo site e preencher o formulário disponível. Assim que os recursos estiverem disponíveis, os voluntários serão notificados. Todas essas funcionalidades estarão disponíveis para usuários com Android 10 ou versões mais recentes até o fim deste ano.
Segurança adicional para aplicativos
Para reduzir fraudes no Brasil, o Google Play Protect vai fornecer segurança adicional quando os usuários brasileiros instalarem aplicativos de fontes alternativas da internet, que não sejam a loja oficial. A instalação será bloqueada e os usuários receberão uma explicação sobre o motivo do bloqueio, protegendo-os contra possíveis fraudes financeiras e violações de privacidade.
A proibição já está em prática em Singapura e exibe uma mensagem de aviso que diz: “Este aplicativo pode solicitar acesso a dados sensíveis. Isso pode aumentar o risco de roubo de identidade ou fraude financeira”. O bloqueio deve começar a chegar ao Android dos brasileiros a partir deste mês.
Comentários do Facebook