Funcionários de lotérica da Bahia são suspeitos de facilitar fraudes em programa social

Funcionários de lotérica da Bahia são suspeitos de facilitar fraudes em programa social
Funcionários de lotérica são suspeitos de facilitar fraudes no Bolsa Família na Bahia | CNN Brasil Créditos: CNN Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Investigação começou no fim de 2022, quando o programa era chamado de Auxílio Brasil

Itatiaia   por  

 

Três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (6). A operação Códigos Ilícitos foi deflagrada pela Polícia Federal para investigar fraudes no Bolsa Família em 2022, quando o programa era chamado de Auxílio Brasil.

De acordo com informações passadas pelo órgão, a investigação começou nessa época, quando a PF soube que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para facilitar a liberação de benefícios sociais de maneira ilícita.

Durante as investigações, foi identificado que os benefícios estavam sendo solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros que moravam na Bahia ou em outros estados brasileiros e que não tinham conhecimento da fraude.

Ainda segundo a PF, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizada a ativação indevida do aplicativo Caixa Tem e os benefícios eram retirados pelo grupo criminoso mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (token).

A operação tem o objetivo de encontrar mais informações relacionadas ao crime investigado, além de identificar outros integrantes do grupo criminoso, assim como cumprir outras medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.

A investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com as depoimento dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de prisão e multa.