Exposição em parceria entre Independência Shopping e Museu Mariano Procópio comemora aniversário de JF

Exposição em parceria entre Independência Shopping e Museu Mariano Procópio comemora aniversário de JF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

A exposição ‘Janelas do Tempo: Olhares sobre Juiz de Fora no acervo do Museu Mariano Procópio’ explora mudanças na cidade ao longo de diferentes épocas

 Tribuna       Por Elisabetta Mazocoli

 

A exposição “Janelas do Tempo: Olhares sobre Juiz de Fora no acervo do Museu Mariano Procópio”, parceria entre Independência Shopping e Museu Mariano Procópio, começa nesta quarta-feira (29). O objetivo da mostra é comemorar os 174 anos da cidade, mostrando imagens de Juiz de fora em diferentes épocas. Os visitantes podem conferir as fotografias, que fazem parte do acervo do museu, no  Piso L1 (ao lado do SAC), até dia 29 de julho. O horário de funcionamento é das 10h às 22h (segunda-feira a sábado) e das 13h às 21h (domingo e feriado).

Essa é a primeira parceria entre o Shopping Independência e o Museu Mariano Procópio. As imagens escolhidas para participar da seleção buscam retratar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo do seu processo de industrialização e urbanização. Sendo assim, podem ser observadas as principais ruas do Centro da cidade, como a antiga e longa Rua Direita, transformada em Avenida Barão do Rio Branco, e as ruas Halfeld e Getúlio Vargas.

Também foi retratado o processo de implantação de infraestrutura na cidade, com a adequação da malha ferroviária (trens e bondes), implementação da Usina Elétrica e da sede da Companhia Mineira de Eletricidade. Além disso, as transformações a partir da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e realizadas pela Companhia Pantaleone Arcuri (como no caso o Monumento ao Cristo Redentor, o Parque Halfeld, o Paço Municipal e o Instituto de Educação) também podem ser observados.

Foi informado pela curadoria da exposição que essas imagens são justamente “janelas” que se abrem a partir do acervo do Museu Mariano Procópio. A intenção é de que os visitantes possam percorrer a cidade em suas diferentes épocas, estabelecendo assim relações entre presente, passado e futuros possíveis.