Em busca de doadores, Hemominas de Juiz de Fora antecipa programação do Novembro Vermelho
Estoque está baixo e regional em Juiz de Fora atende 57 hospitais de 27 cidades da região.
Roberta Oliveira Itatiaia
A Regional da Fundação Hemominas em Juiz de Fora realiza até quinta-feira (14) uma programação especial em homenagem aos doadores. A ação antecipa as celebrações do Novembro Vermelho, pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro.
O motivo é que os estoques estão baixos, como explica Cláudia Lanna, da equipe de Captação em Juiz de Fora.
“O estoque está realmente bem comprometido. Na verdade os doadores ficam aguardando chegar a semana do dia 25, porque sabe que tem atividades, tem a distribuição da camiseta. Só que os pacientes não podem ficar esperando a semana do dia 25, eles precisam todos os dias”.
Uma doação pode ajudar até quatro pessoas, devido ao desmembramento do sangue. Geralmente, alguma campanha especial leva os doadores à Hemominas, só que vários pacientes aguardam para tratamentos e cirurgias.
"Às vezes a gente ajuda uma pessoa que nem conhece, mas amanhã pode ser a gente ou um dos nossos. Então o estoque de sangue precisa de estar sempre num patamar ideal para que a gente consiga atender toda essa demanda”, destaca Cláudia Lanna.
Como e onde doar sangue na região
A sugestão é agendar o atendimento pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas, inclusive para organização no caso de caravanas ou grupo de amigos ou empresas.
Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão.
Na Zona da Mata, há Postos Avançados de Coleta Externa em Leopoldina, Muriaé e Viçosa. Além Paraíba conta com uma unidade de coleta e transfusão. No Campo das Vertentes, há um Hemonúcleo em São João del-Rei e um Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena.
Critérios para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Comentários do Facebook