Detenta dá à luz dentro de penitenciária em JF

Detenta dá à luz dentro de penitenciária em JF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Por Sandra Zanella Fonte Tribuna de Minas

Uma presa, de 23 anos, deu à luz, nesse domingo (17), dentro da Penitenciária José Edson Cavalieri (Pjec), no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. Mãe e bebê passam bem, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A mulher estava no oitavo mês de gravidez e entrou em trabalho de parto à tarde.

“O setor de saúde da unidade foi acionado para os primeiros procedimentos, sendo acionado posteriormente o Samu, cujos profissionais realizaram o parto bem-sucedido na própria unidade prisional”, informa a Sejusp. Em seguida, mãe e filho foram levados para um hospital da rede pública para que todos os cuidados necessários fossem realizados.

De acordo com o Estado, ambos serão transferidos para uma unidade de custódia específica para gestantes e puérperas, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A presa havia sido admitida na unidade prisional no dia 22 de novembro, com aproximadamente 35 semanas de gravidez, e já estava com a transferência para Vespasiano agendada, conforme a Sejusp.

“O Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade é uma unidade prisional que abriga exclusivamente custodiadas em gestação e mães com filhos até 1 ano, e conta com uma rotina diferenciada voltada para atividades que proporcionem o cumprimento da prisão de forma digna, levando em consideração o bem-estar da criança.” Ainda conforme a secretaria, após um ano, a mãe volta para a unidade prisional de origem, e a Justiça decide sobre a guarda provisória da criança, até que a situação processual da presa seja definida.