Delegado é acusado de manter filho como funcionário fantasma em delegacia de MG

Delegado é acusado de manter filho como funcionário fantasma em delegacia de MG
Delegado da Polícia Civil é suspeito de improbidade administrativa Foto: Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ação do Ministério Público diz que jovem recebeu R$ 47 mil, ao todo, e nunca teria ido ao trabalho

O TEMPO 

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acusa um delegado da Polícia Civil de nepotismo e de manter um filho como funcionário fantasma na delegacia onde ele próprio trabalhava, em Itambacuri, no Vale do Rio Doce.

O MPMG move uma ação contra o delegado e afirma que ele usou o cargo para pedir a contratação e manter um filho e uma filha como servidores da delegacia às custas dos municípios de Itambacuri e Jampruca, na mesma região.

Conforme a ação, em 2021 o delegado conseguiu junto ao município de Jampruca a contratação e a cessão de seu filho para atuar na delegacia, mas o jovem nunca teria ido ao trabalho e, até 2024, teria embolsado ao todo R$ 47 mil de salários, em valores atualizados.

Já em 2023, diz a ação, o delegado solicitou ao município de Itambacuri a cessão de sua filha, que trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, para ocupar um cargo na delegacia.  Depoimentos colhidos pelo MPMG apontam que a mulher trabalhou como escrivã na unidade policial. "A cessão não se deu por critérios objetivos, mas por escolha e influência familiar de seu pai", afirma o Ministério Público.

Segundo o MPMG, o delegado trabalhou em Itambacuri de 2015 a junho deste ano. O órgão ainda não respondeu a O TEMPO se o funcionário público foi transferido, aposentou-se ou foi afastado do cargo.

Os três responderão por improbidade administrativa e, se condenados, podem ser punidos com a perda da função pública e dos bens e valores conseguidos ilicitamente, o pagamento de multa e a suspensão dos direitos políticos.