Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ganha mais cinco helicópteros e amplia capacidade de atuação

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ganha mais cinco helicópteros e amplia capacidade de atuação
Novo helicoptero foi entregue nesta terça-feira à corporação Foto: Luis Adolfo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Por enquanto, apenas uma aeronave foi entregue à corporação; Até 2025, serão 13 aeronaves operadas pelo órgão

O Tempo    Por Raquel Penaforte

 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais adquiriu mais cinco helicópteros para atuarem em salvamentos e operações especiais no Estado. Por enquanto, apenas uma aeronave foi entregue à corporação durante  cerimônia solene em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, nesta quarta-feira (2), na Cidade Administrativa.

“Foram adquiridos cinco helicópteros para compor o suporte aéreo avançado de vida, combate a incêndio florestal e vistoria em barragens. Esses helicópteros vêm com equipamentos especiais, como guinchos e ganchos para salvamentos de difícil acesso. Serão recursos muito importantes, que servirão para abertura de novas bases, em Jjuiz de Fora (na Zona da Mata) e Governador Valadares (Rio Doce ), e também servirão para renovar a frota que é utilizada nas bases do batalhão de operações aéreas”, informou a tenente coronel Karla Lessa.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui oito aeronaves, sendo cinco helicópteros e três aviões. Com a aquisição, serão 14 aeronaves (10 helicópteros).

O novo helicóptero multimissão, nomeado de Arcanjo 12, é de modelo Koala, e tem capacidade para até oito ocupantes. A aeronave, de aproximadamente R$ 35 milhões,  é capaz de cumprir diversas tarefas tais como, atendimento pré-hospitalar; atendimento inter-hospitalar; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos.

“É um novo modelo de aeronave mais moderna, que tem capacidade de levar piloto e co-piloto, sem necessidade de retirar o co-piloto para transporte de pacientes, o que não acontece nas aeronaves mais antigas. Isso dá mais segurança e agilidade nas nossas operações”. completou. 

O veículo é equipado com guincho de salvamento, podendo atuar para salvar pessoas ilhadas, além de conter todos os equipamentos médicos que a transformam em uma UTI aérea. A entrega da aeronave trará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do estado, tornando Minas Gerais o maior prestador de serviço aeromédico SUS do Brasil, estruturado sob a ótica de rede interfederativa de saúde.