Corinthians volta a vencer Derby, abre distância para o Z4 e atrapalha Palmeiras na luta pelo título

Corinthians volta a vencer Derby, abre distância para o Z4 e atrapalha Palmeiras na luta pelo título
Foto Cesar Greco/Palmeiras
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Por Iúri Medeiros e Victória Romanelli Gazeta Esportiva

O Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, em clássico válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo na Neo Química Arena, o Timão abriu oito pontos de distância em relação à zona de rebaixamento e ainda por cima atrapalhou o rival na luta pelo título nacional. O alvinegro também voltou a vencer o alviverde depois de pouco mais três anos de tabu.

Em um primeiro tempo de chances criadas dos dois lados, o Corinthians foi mais eficiente e abriu o placar com Rodrigo Garro, em chute de fora da área. Na segunda etapa, com o Palmeiras exposto pela necessidade do resultado, o Timão ampliou com Yuri Alberto e sacramentou o triunfo no Derby.
 

Com a vitória, o Corinthians subiu para a 13ª posição do Brasileirão, com 38 pontos, quatro de vantagem em relação ao Athletico-PR, que abre o Z4. Já o vice-líder Palmeiras estacionou nos 61 pontos, três a menos em relação ao Botafogo, que encara o Vasco na rodada.

O Corinthians volta a entrar em campo neste sábado, quando visita o Vitória, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras recebe o Grêmio nesta sexta-feira, também pela liga nacional.
 

O jogo

O Palmeiras começou melhor o clássico e logo no primeiro minuto de jogo assustou com Flaco López, que aproveitou erro na saída de bola corintiana e "testou" Hugo Souza. Aos 11, Felipe Anderson recebeu cruzamento sozinho e, de cabeça, parou em mais uma intervenção do goleiro do Timão.

Aos 14 minutos, o Corinthians respondeu com Yuri Alberto. O camisa 9 disparou em velocidade, recebeu passe de Matheuzinho e, de esquerda, finalizou para grande defesa de Weverton. Aos 21, o atacante assustou de novo, dessa vez com chute de fora da área que passou perto da meta do arqueiro palmeirense.

Aos 40, com o Derby mais equilibrado, o Corinthians abriu o placar. Após Caio Paulista não afastar bem uma jogada de cruzamento, Matheuzinho rolou para Rodrigo Garro finalizar de fora da área, no canto, sem chances para Weverton. Nos acréscimos, o Timão quase ampliou com Yuri em jogada de velocidade, mas o goleiro palmeirense fechou bem o ângulo e fez a defesa.

Segundo tempo

Após um início de segunda etapa de poucas oportunidades, o Corinthians ampliou a vantagem aos 10 minutos da segunda etapa, com Yuri Alberto. O atacante recebeu passe em profundidade de Martínez, contou com a saída em falso de Weverton, e empurrou a bola para o fundo das redes com a perna esquerda.

O Palmeiras foi responder aos 16, com Dudu, em chute rasteiro que passou perto da meta de Hugo Souza após jogada individual pelo lado esquerdo. Aos 26, foi a vez de Gabriel Menino levar perigo do lado alviverde, com cobrança de falta que acertou a trave superior de Hugo.

Aos 37 minutos, o Palmeiras criou nova chance, com Rony. Dudu cruzou na medida para o atacante, que, de cabeça, parou em difícil intervenção de Hugo Souza. Nos últimos momentos do clássico, o Verdão seguiu em cima em busca do resultado, mas parou no ferrolho defensivo montado pelo Timão.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 PALMEIRAS


Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 4 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: às 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Hugo e Matheuzinho (Corinthians); Aníbal Moreno e Gabriel Menino (Palmeiras)
Público: 46.473 pessoas (46.085 pagantes)
Renda: R$ 2.514.796,00

Gols: Rodrigo Garro, aos 41 minutos do 1°T e Yuri Alberto, aos 11 minutos do 2°T (Corinthians)

CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres, Gustavo Henrique e André Ramalho (Raniele); Matheuzinho, José Martínez, Alex Santana (Carrillo), Rodrigo Garro e Hugo (Matheus Bidu); Memphis Depay (Breno Bidon) e Yuri Alberto (Romero).
Técnico: Ramón Díaz

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno (Mauricio), Richard Ríos e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu), Estêvão (Gabriel Menino) e Flaco López (Rony).
Técnico: Abel Ferreira