Consumidores pretendem gastar até R$ 200 em presentes para o Dia dos Pais
Maior parte dos consumidores, no entanto, não deve presentear no Dia dos Pais; 8% apontam endividamento como principal causa
Por Mariana Floriano Tribuna de Minas
O Dia dos Pais, comemorado no domingo (11), se aproxima, e as ruas de Juiz de Fora já começam a ficar movimentadas. Como é habitual, o setor de vestuário lidera a intenção de compras neste ano. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) mostra que 30,6% dos consumidores irão presentear os pais com roupas. Os calçados ocupam o segundo lugar, com 15,7% das intenções. Perfumes, 12,2%, artigos personalizados, 11,4%, e acessórios, 9,6%, são os itens que seguem no ranking.
O levantamento da Fecomércio também aponta que a maior parte dos consumidores, 32,4%, deve gastar de R$ 100 a R$ 200 com presentes. Esse valor de compra, para a maioria, 52,4%, é o mesmo do ano passado. Apenas 21,8% pretendem gastar mais em presentes do que em 2023 e 21,2% buscam gastar menos.
Mais da metade não vai presentear
A economista da Federação, Gabriela Martins, afirma que o gasto na faixa dos R$ 100 não diz muito sobre o atual poder de compra do consumidor. “Por esse recorte podemos interpretar, erroneamente, que a maior parte das pessoas tem esse dinheiro sobrando para investir em presentes.” No entanto, o principal dado da pesquisa é em relação às pessoas que não vão presentear, que são mais da metade, 57,7%. Dentre essas, o principal motivo é não ter a quem presentear (60,3%), não ter o costume (26,3%) ou estar endividado (8,2%).
“Os dados sobre a forma de pagamento nos dizem mais sobre o recorte econômico atual do país. Pela pesquisa, a maior parte das pessoas (30%) vai pagar no crédito parcelado. A gente ainda vê boa parte dos consumidores que não vão gastar nesta data porque estão endividados. Esse é um fator de preocupação, mostra que os consumidores estão muito endividados e bastante cautelosos, gerando um sinal de alerta para o comércio.”
Ainda conforme a economista, a data possui valor afetivo elevado, e as compras nem sempre são balizadas pelo valor. “Por isso, às vezes um presente com menor valor monetário pode ser também um presente que agrega muito valor sentimental.” A dica dela para não comprometer as finanças é definir um gasto real e pesquisar bem para saber o quanto se pode gastar com aquele presente. “É importante também aproveitar as promoções e os descontos, conseguindo comprar mais com menos.”
Descontos e promoções
Assim como os consumidores se preparam para ir às compras, com pesquisa de preços e produtos, os lojistas também apostam na renovação do estoque e descontos específicos para o Dia dos Pais.
Na loja Free, que vende roupas e sapatos para o público masculino, o proprietário Paulo César afirma que o foco é a promoção das roupas de inverno. “Em função do calor e da data (Dia dos Pais) estamos dando desconto na parte de inverno. Toda a parte de casaco, moletom, manga longa, estamos dando um desconto bom para aproveitar a data.” Conforme conta, a procura maior já começou no último sábado (3), mas o movimento deve crescer na sexta (9) e sábado (10), antes da data.
O que as famílias mais têm buscado são calçados. “Muitos trazem o pai para escolher, experimentar. Pai é mais prático com presente, mãe que gosta mais de surpresa.” Paulo diz que os consumidores têm investido na faixa de R$ 250 em presentes, mas a loja oferece produtos com preços variados para se adequar ao orçamento da família.
Roupas, calçados e perfumes são itens mais procurados para presente (Foto: Felipe Couri)
Presente coringa
Há quem diga que o Dia dos Pais é a data mais difícil para escolher presente. Pensando nisso, muitas lojas apostam em peças coringas para entrarem em promoção. Na Taco do Jardim Norte e do Independência Shopping, a aposta é nas camisas básicas de malha. “Levando acima de três peças, cada uma sai por R$ 49,90. É uma forma de aumentar a oferta para um tipo de presente bastante coringa. Esta ação visa a auxiliar dois tipos de clientes. Aqueles que precisam comprar um presente, mas não conhecem tão bem o estilo do pai que vai ganhar e aqueles que precisam comprar para diversos pais. Em ambos, conseguimos atender com essa campanha”, afirma André Lorentz, proprietário da loja.
Conforme explica, a faixa de preço varia na loja, e há famílias que buscam gastar menos e as que compram vários presentes.
Perfumes
O setor de perfumaria é outro que se prepara com antecedência para o Dia dos Pais. Na perfumaria Essenciale, que trabalha com artigos importados, as encomendas foram feitas cedo e pensando especificamente na data comemorativa. Conforme o proprietário Antônio Nolasco, junto com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais é a data que mais movimenta o setor.
“Temos perfumes importados a partir de R$ 79, e a novidade são as marcas árabes, sensação do momento, que estão na faixa dos R$ 120.” Além da linha “premium”, com marcas tradicionais e reconhecidas no mercado, Antônio afirma que a perfumaria investe em marcas variadas para se adequar ao bolso de cada consumidor.
Só nesta semana, o proprietário afirma que já identificou aumento de 15% na movimentação de clientes em relação ao mesmo período do ano passado. A tendência, avalia, é que melhore ainda mais nos próximos dias. Em relação a forma de pagamento, o crédito parcelado ainda é o campeão na escolha dos consumidores, porém incentivos como descontos de 10% na compra à vista fazem com que muitas pessoas optem pelo pagamento no dinheiro, débito ou pix.
Horário estendido neste sábado
Conforme o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio JF), para atender a maior demanda nas vésperas do Dia dos Pais, o comércio vai funcionar com horário especial neste sábado (10). As lojas de rua do Centro da cidade estão autorizadas a funcionar das 9h às 16h.
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