Conheça 5 clubes de leitura em Juiz de Fora

Conheça 5 clubes de leitura em Juiz de Fora
Tribuna listou cinco clubes de leitura que acontecem em Juiz de Fora com diferentes temas (Foto: Freepik)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Saiba mais sobre os grupos promovidos na cidade com o intuito de discutir, mensalmente, obras literárias

 Tribuna     Por Cecília Itaborahy

 

Clubes de leitura são uma ótima opção para quem gosta de ler. Principalmente porque é uma forma de conhecer novas obras e novas pessoas com interesses em comum. Além disso, é uma possibilidade para aqueles que têm vontade de ler com mais afinco ou retomar o hábito de leitura. Em Juiz de Fora, alguns grupos já se reúnem com esse intuito. As reuniões dos clubes têm diversos temas e acontecem mensalmente na cidade. Conheça alguns deles.

Clube de Leitura Capivara

Criado por Damien Jürgensen e Murilo Silveira Arruda, o Clube de Leitura Capivara começou, para eles, como uma forma de conhecer novas pessoas e fazer amizades em Juiz de Fora. Mais recentemente é que ele ganhou esse nome, que destaca o mascote juiz-forano. Os livros selecionados variam entre prosa, poesia, romance, contos e HQs. Os encontros são gratuitos e os locais são divulgados previamente no Instagram.

As datas dos encontros deste ano já foram divulgadas, assim como os livros. Neste sábado (20), o Capivara debate o livro “Posso pedir perdão, só não posso deixar de secar”, de Fernanda Young. Já no dia 27 é a vez de “Válvula de ferro ou de carne”, de Laís Ferreira. Todas as datas e os livros podem ser conferidos também no Instagram.

Leia Mulheres Juiz de Fora

O Leia Mulheres Juiz de Fora também tem como principal objetivo ler e discutir obras escritas por mulheres a partir dos mais variados assuntos. Neste ano, o grupo tem se dedicado a produções literárias de autoras latinas.

Neste sábado (20), elas discutem “Os abismos”, de Pilar Quintana. O encontro acontece a partir das 15h30, na Planet. As outras datas e leituras estão disponíveis no Instagram.

Clube de Leitura Lésbica The L Book

O Clube de Leitura Lésbica The L Book foi criado recentemente por Bruna Furtado. Ele nasceu da vontade de construir, através dos livros, um espaço de diálogo e compartilhamento das plurais vivências subjetivas entre as mulheres. Os livros debatidos vão dos clássicos aos contemporâneos, e todos eles foram escritos por mulheres que falam sobre outras mulheres. Os encontros são gratuitos e abertos a todas as mulheres.

O primeiro encontro acontece em agosto e vai debater o livro “Amora”, de Natalia Borges. Em setembro, vai ser a vez de “O ano em que morri em NY”, de Milly Lacombe. Já em outubro, “Sobre minha filha”, de Kim Hye-Jin. As informações para a participação bem como as datas e os pontos de encontro podem ser conferidos no Instagram.

UniVerso Autoria

Desde o ano passado, o UniVerso Autoria realiza, de forma mensal, encontros mediados para debater os livros, que possuem temas variados. O diferencial é que é cobrada uma taxa aos interessados, que recebem a edição física da obra a ser discutida.

Ainda restam algumas vagas para a edição deste mês, que acontece no dia 30, a partir das 19h, na Autoria Casa de Cultura. O livro de julho é “As intermitências da morte”, de José Saramago. E as inscrições para o encontro de agosto também já estão abertas. O livro vai ser “A cabeça do santo”, de Socorro Acioli. As inscrições podem ser feitas no Instagram.

Vozes Negras

Também realizado na Autoria Casa de Cultura, o clube de leitura Vozes Negras tem o intuito de debater obras escritas por pessoas negras. Ele começa neste mês, no dia 27, com o livro “Quarto de despejo”, de Carolina de Jesus, com mediação de Cláudia Santos.

Nele, também é cobrada uma taxa em que o interessado recebe a edição física da obra escolhida para o debate. Em todos os meses, no Instagram, são compartilhadas algumas opções de leitura, e é o público quem decide o livro a ser lido.