Com alerta ligado e em busca do tri, Atlético estreia na Copa do Brasil diante do Tocantinópolis

Com alerta ligado e em busca do tri, Atlético estreia na Copa do Brasil diante do Tocantinópolis
Cuca deverá utilizar força máxima na partida contra o Tocantinópolis, pela Copa do Brasil Foto: PEDRO SOUZA / ATLETICO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Equipes se enfrentam em jogo único nesta terça-feira (18/2), às 18h, no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis

O Tempo Sports     Por Vinícius Andrade

 

Depois de cinco anos, o Atlético voltará a jogar a primeira fase da Copa do Brasil. A equipe alvinegra estreia diante do Tocantinópolis-TO, nesta terça-feira (18/2), às 18h, no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis. O duelo será definido em jogo único e, em caso de empate, haverá disputa de pênaltis para definir quem avança à segunda fase. 

O Galo participou da fase inicial da Copa do Brasil pela última vez em 2020, quando o time mineiro empatou em 0 a 0 com o Campinense e se classificou por ter melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF, regulamento que não se aplica na atual edição. Na segunda fase, no entanto, o Atlético foi eliminado pelo Afogados da Ingazeira (PE) nos pênaltis, após empate por 2 a 2, no tempo regulamentar. Nas quatro temporadas seguintes, o clube alvinegro disputou a Copa Libertadores e entrou no torneio nacional apenas na terceira fase. 

No ano passado, o Galo foi finalista da competição, mas perdeu o título para o Flamengo. O clube conquistou o torneio nos anos de 2014 e 2021. Já o Tocantinópolis jogará a sexta edição na Copa do Brasil, tendo participado nos últimos três anos. A melhor campanha da equipe foi em 2022, quando eliminou o Náutico e Cascavel, mas caiu na terceira fase para o Athletico-PR. 

Bom momento 

A equipe comandada pelo técnico Cuca está invicta na temporada. O time principal acumula cinco vitórias e três empates em oito jogos no ano. O Atlético vem de cinco triunfos consecutivos, sendo o último sobre o Tombense, por 2 a 0, no último sábado (15/2), pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.  

A equipe atingiu a marca de 568 minutos consecutivos sem sofrer gol, o que não acontecia desde setembro de 2021, quando o time também era comandado pelo técnico Cuca. O goleiro Everson não é vazado há cinco jogos. 

Para o duelo contra o Tocantinópolis, o técnico Cuca poderá repetir a escalação pela quinta vez consecutiva. Uma alternativa seria a troca do meia Rubens pelo atacante Rony, que estreou no segundo tempo da partida contra o Tombense.  

Adversário quer fazer história

O Tocantinópolis participará da Copa do Brasil pela sexta vez e quer surpreender o Atlético. O "Verdão do Norte", como é conhecido, tem oscilado na temporada. No campeonato estadual, mesmo com um jogo a menos, a equipe figura entre os quatro melhores do torneio, mas perdeu para o Bela Vista por 1 a 0, no último sábado (15). 

Nesta temporada, foi eliminado nas oitavas de final da Copa Verde ao ser goleado pelo Amazonas por 5 a 1, no dia 5 de fevereiro. Este ano, o Tocantinópolis jogará a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do Norte do país já disputou sete edições da Série C e nunca chegou à Série B ou Série A do futebol nacional.  

Ficha técnica   

Tocantinópolis-TO x Atlético 

Tocantinópolis: Jeferson; Magnum, Pedrão, Gustavo e Madson; Alan Maia, Kamdem e Rian; Daivisom, Rodriguinho e Chaparral. Técnico: Reginaldo França 

Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rubens (Rony); Cuello e Hulk. Técnico: Cuca  

Motivo: Primeira fase da Copa do Brasil 

Local: João Ribeiro, em Tocantinópolis-TO  

Data: 18/2  

Horário: 18h  

Transmissão: SporTV , Premiere (pay-per-view) e canais de O TEMPO e O TEMPO Sports no Youtube  

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique  

Auxiliares: Renan Aguiar da Costa e José Moracy de Sousa