Ciclone extratropical no Brasil: saiba o que é fenômeno e como ele se forma

Ciclone extratropical no Brasil: saiba o que é fenômeno e como ele se forma
Divulgação | Inmet

Como o Brasil é um país que não costuma ser vítima de grandes desastres naturais, o termo ciclone extratropical pode assustar muitas pessoas

Itatiaia      Por

 

Desde a semana passada um ciclone extratropical formado entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul, vem gerando impactos em várias regiões brasileiras. Atualmente, o principal deles é a tempestade que irá atingir áreas de Mato Grosso do Sul e do Paraná com intensidade de até 100 mm/ dia - volume considerado perigoso pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como o Brasil é um país que não costuma ser vítima de grandes desastres naturais, como terremotos, maremotos e furacões, o termo ciclone extratropical pode assustar muitas pessoas, mas é um fenômeno comum. Conforme o Inmet, um ciclone é uma área fechada de baixa pressão atmosférica, onde os ventos giram no sentido horário no Hemisfério Sul.

O órgão explica que esse fenômeno causa grandes tempestades devido à formação de nuvens carregadas. “Esse movimento no sentido horário concentra umidade no centro do ciclone, ou seja, na área de menor pressão. Assim, o deslocamento ascendente do ar, que está quente e úmido nesta área, provoca a formação de nuvens carregadas”, esclarece o órgão.

Quais tipos de ciclone existem?

Existem três categorias de ciclones, são elas:

  • Tropicais: são também conhecidos como furações ou tufões e costumam ser mais intensos e devastadores. Seu núcleo ou centro de baixa pressão, é quente, muito profundo e se estende da superfície até as camadas mais superiores da atmosfera. Os ciclones tropicais se formam entre as latitudes de 20° ao sul e 20° ao norte do globo terrestre e nunca estão associados a uma frente fria.
  • Extratropicais: são os mais comuns no País. Eles se formam entre as latitudes de 30° e 60° do globo terrestre nos dois hemisférios e são sempre associados a uma frente fria. Seu núcleo ou centro de baixa pressão é frio, ou seja, possui temperaturas mais baixas que a atmosfera externa. Eles ocorrem durante todo o ano, mas a frequência maior acontece no inverno.A intensidade deste tipo de ciclone é medido a partir da pressão.
  • Subtropicais: possui características dos ciclones tropicais e extratropicais. Esse tipo de fenômeno é mais comum entre os litorais da Região Sudeste e da Bahia e ocorrem entre as latitudes de 20° e 40° do globo terrestre nos dois hemisférios. Os ciclones subtropicais também são medidos a partir da pressão. Eles costumam se formar no período da primavera e nem sempre são associados a uma frente fria. Os ciclones subtropicais, normalmente, são menos intensos.