Casal brasileiro encontra aranha gigante na Austrália; veja lista dos aracnídeos mais perigosos do mundo

Casal brasileiro encontra aranha gigante na Austrália; veja lista dos aracnídeos mais perigosos do mundo
Vídeo: casal encontra aranha gigante em banheiro na Austrália. Reprodução / Redes Sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

De acordo com Ministério da Saúde, existem três gêneros de aranhas que podem causar graves acidentes; de acordo com o casal, a aranha-caranguejo tinha mais de 15 centímetros

Itatiaia      Por 

 

Uma aranha-caranguejo (Heteropoda venatoria) foi encontrada por um casal de brasileiros no banheiro do apartamento onde moram na Austrália. O susto foi grande, já que o aracnídeo era enorme. A espécie é do continente asiático, mas pode ser encontrada em todo o mundo. Vale destacar que o gênero é inofensivo.

Os jovens de 27 anos viviam em Praia Grande, no litoral de São Paulo, antes de se mudarem para Gold Coast em 2023. Victoria e Gabriel Magliani contaram que encontrar a aranha-caranguejo marcou o “batismo” deles com animais “assustadores” no país da OceaniaNas redes sociais do casal, Victoria contou que, em um ano e três meses vivendo na Austrália, ela foi ‘alertada’ por conhecidos sobre as possíveis ‘visitas’ de animais do tipo nas casas.

Segundo o casal, a aranha-caranguejo tinha mais de 15 centímetros. Para tirar o animal de casa, Gabriel usou um pote para capturá-lo e, em seguida, abriu o recipiente no quintal do prédio. “Não fazia sentido matá-la”, explicou ele.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existem três gêneros de aranhas que podem causar graves acidentes em seres humanos, são elas:

Armadeira (Phoneutria)
Marrom (Loxosceles)
Viúva-negra (Latrodectus)

Veja as características de cada uma:

Aranha-armadeira (Phoneutria)

Essas são conhecidas como aranha-armadeira ou macaca. Elas são encontradas por todo o território brasileiro e é bastante agressiva, saltando até 40 cm em posição de defesa. Ela é considera a mais perigosa do mundo. Seu corpo pode atingir 4 cm, com 15 cm de envergadura. É popularmente chamada de armadeira pelo fato de se “armar”, ou seja, apoiar-se nas pernas traseiras e erguer as da frente quando se sente ameaçada. O animal tem vida noturna e pode ser encontrada em troncos, palmeiras, bromélias e entre folhas de bananeira

 

aranha_phoneutria_nigriventer.jpg

Aranha Armadeira - esta espécie e dada como a mais agressiva do mundo.

Foto: Divulgação / FioCruz

Aranha-marrom (Loxosceles)

Conhecidas como aranha-marrom ou aranha-violino, elas geralmente aparecem em roupas, toalhas e sapatos. As aranhas deste gênero não são agressivas e picam geralmente quando são comprimidas contra o corpo. Têm cerca de 1 cm de corpo e até 3 cm de comprimento total. Noturna, constrói teias irregulares e pode se esconder em locais com pouca luz e movimento, como telhas, tijolos e móveis.

 

aranha_loxosceles_gaucho1.jpg

Aranha-marrom (Loxosceles) - não costuma ser agressiva.

Foto: Reprodução / FioCruz

Aranha viúva-negra (Latrodectus)

São as famosas aranhas viúva-negra. Não são agressivas. As fêmeas podem chegar a 2 cm e os machos são menores, de 2 a 3 mm. Têm atividade noturna e hábito de viver em grupos. Fazem teias irregulares em arbustos, gramíneas, cascas de coco, canaletas de chuva ou sob pedras. São encontradas próximas ou dentro das casas, em ambientes sombreados, como frestas, sob cadeiras e mesas em jardins.

 

aranha_latrodectus_curacaviensis.jpg

Viúva Negra - são aranhas muito conhecidas, tanto pelo fato de matarem os machos após o acasalamento como também pelo seu ‘veneno fatal’.

Foto: Reprodução / Divulgação FioCruz

Outra espécie bastante conhecida no país é a aranha-caranguejeira. São cerca de 400 espécies no Brasil e muitas estão entre as maiores aranhas conhecidas, podendo alcançar até 26 cm de comprimento com as pernas esticadas. Apesar da aparência e do tamanho, o Ministério da Saúde explica que elas não provocam acidentes graves.

 

Aranhas pelo mundo

Sobre os diversos aracnídeos espalhados pelo mundo, conforme a Enciclopédia Britannica, existem mais de 43 mil espécies diferentes de aranhas e apenas um pequeno número é considerado perigoso. (Confira a lista de outras espécies perigosas logo abaixo).

Veja a lista com outras espécies perigosas:

Aranha-de-saco-amarelo (Cheiracanthium inclusum)
Aranha-teia-de-funil (Dipluridae)
Aranha-viúva-marrom (Latrodectus geometricus)
Aranha-viúva-vermelha (Latrodectus bishopi)
Aranha-vermelha (Latrodectus hasselti)
Aranha-reclusa-marrom (Loxosceles reclusa)
Aranha-lobo (Lycosidae)