BR-381: leilão da ‘rodovia da morte’, no trecho entre BH e Valadares, é marcado para quinta (29)

BR-381: leilão da ‘rodovia da morte’, no trecho entre BH e Valadares, é marcado para quinta (29)
BR-381, no trecho entre BH e Governador Valadares, é conhecida como 'rodovia da morte' Foto: Fotos: Alexandre Mota / O Tempo
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Entre as previsões, está a duplicação de 106 km da rodovia, conhecida pelo alto número de acidentes e pelas condições precárias de pavimentação

O TEMPO

 

Está agendado para quinta-feira (29 de agosto) o leilão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Com os investimentos, a promessa é de que o trecho perca a alcunha de “rodovia da morte”, associação feita devido ao número de acidentes e às condições precárias de pavimentação. Entre as previsões de concessão, está a duplicação de 106 km.

O leilão é promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT). A abertura das propostas acontece na B3, em São Paulo, a partir das 14h, com a presença do ministro Renan Filho e da Diretoria Colegiada da ANTT.

O projeto prevê a concessão, por 30 anos, do trecho de 303,4 km, desde o entroncamento com a BR-262 para Sabará até o entroncamento com a BR-116 para Governador Valadares.

A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela “exploração da infraestrutura e pela prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoramento, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade da rodovia”.

O leilão compreende os seguintes trechos:

  • BR-381/MG - km 394,180 - Entroncamento com a MG-434;
  • BR-381/MG - km 387,780 - Diamante no entroncamento com a MG-436;
  • BR-381/MG - km 252,600 - Trevo no entroncamento com a MG-458;
  • BR-381/MG - km 226,715 - Diamante no entroncamento com a MG-758;
  • BR-381/MG - km 153,100 - Trevo entroncamento BR-451/MG e a BR-116/MG;
  • BR-381/MG - Dispositivo Especial km 267+800; e
    Correção de traçado BR-381/MG – Desvio Gasoduto GASMIG km 285+080 ao 314+200.

Investimentos

A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Segundo o governo federal, todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento: Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Horizonte, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Jaguaraçu, João Monlevade, Nova União, Naque, Nova Era, Periquito, Sabará, Santa Luzia, Santana do Paraíso, São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo.

Ainda conforme a ANTT, a concessão ofertará um desconto para usuários frequentes da rodovia, com descontos no pagamento dos pedágios. Além disso, será possível usar TAGs de pagamento. O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.