Bombeiros de MG vão para o Rio Grande do Sul ajudar atingidos das chuvas

Bombeiros de MG vão para o Rio Grande do Sul ajudar atingidos das chuvas
Ajuda humanitária vai sair de Minas nesta quinta-feira — Foto: CBMG / Divulgação + Wesley Santos / Agência Estado
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ao todo, 28 bombeiros militares serão transportados por viaturas terrestres e aeronaves

O Tempo    Por Vitor Fórneas

 

Equipes de ajuda técnica e humanitária serão enviadas, nesta quinta-feira (2 de maio), para o Rio Grande do Sul para prestar apoio às cidades atingidas pelas chuvas. Ao todo, 28 bombeiros militares serão transportados por viaturas terrestres e aeronaves. A previsão é de que eles permaneçam por lá durante uma semana. O temporal já provocou a morte de, ao menos, 24 pessoas, sendo que 21 estão desaparecidas. 

O primeiro grupo de militares vai decolar às 15h30 do aeroporto da Pampulha. O avião Cesna Caravan, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas. “A previsão de chegada ao Rio Grande do Sul é no final da tarde desta quinta-feira”, informou o Governo de Minas.

Mais bombeiros e outros equipamentos especializados para salvamento vão decolar no helicóptero do modelo Eurocopter AS350 Ecureuil, conhecido como Esquilo, nesta sexta-feira (3 de maio). A segunda aeronave vai partir de Uberaba, no Triângulo Mineiro. 

“O restante da equipe, em deslocamento por terra, parte da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, às 14h30 desta quinta-feira, e deve chegar ao destino final na noite da sexta”, acrescentou o governo.  

Os bombeiros que vão prestar auxílio no Rio Grande do Sul são especializados em busca e salvamento em enchentes. Nessa quarta-feira (1º de maio), dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais se deslocaram ao Estado para iniciar os primeiros trabalhos.