Anvisa alerta salões de beleza sobre novo golpe; saiba como criminosos atuam
Empreendedores recebem email com link malicioso
O TEMPO
Mais um golpe na praça. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta em seu site sobre uma nova fraude que mira salões de beleza e outros serviços de estética.
Na modalidade de golpe, os criminosos enviam um email aos estabelecimentos com um link malicioso, supostamente para que os empreendedores obtenham o Procedimento Operacional Padrão (POP) para funcionamento do serviço. O POP é um documento que de de fato existe e descreve os procedimentos e instrumentos utilizados no local, mas é o próprio estabelecimento que o preenche, e não a Anvisa.
No golpe, criminosos encaminham as vítimas a um site com informações retiradas do endereço oficial da Anvisa, mas repleto de links suspeitos. O email pelo qual a mensagem costuma chegar é emissoes.anvisa@rtpd.com.br, que não pertence à agência. Os canais de comunicação oficiais da Anvisa são o e-mail contato@anvisa.gov.br e o telefone 0800 642 9782.
No último mês, em período de alta temporada de viagens, a Anvisa também já havia emitido um comunicado sobre outro tipo de golpe, que utilizava o Certificado Internacional de Vacinação.
Comentários do Facebook