30 anos do tetra: Cristo Redentor ficará iluminado de verde e amarelo em homenagem ao título

30 anos do tetra: Cristo Redentor ficará iluminado de verde e amarelo em homenagem ao título
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

No dia 17 de julho de 1994, há exatos 30 anos, o Brasil levantava seu quarto título mundial na história

O Tempo Sports     Por Bárbara Ribeiro

 

O dia 17 de julho de 2024 marca os 30 anos do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira Masculina de Futebol. Em celebração a conquista do título brasileira na Copa do Mundo de 1994, o Cristo Redentor será iluminado, a partir das 19h30, desta quarta-feira, com as cores da bandeira do Brasil. A ação é realizada em parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, do Rio de Janeiro,e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira foi conquistado nos Estados Unidos, e o elenco tinha como destaque o goleiro Taffarel, do volante Dunga, que levantou a taça. Além do atacante Romário, considerado um dos principais personagens da trajetória do Brasil na Copa do Mundo de 1994.

"Gostaria de parabenizar todos os atletas e integrantes da comissão técnica que participaram dessa conquista histórica do tetracampeonato nos Estados Unidos. É uma felicidade rever os lances emocionantes e reencontrar a alegria que essa campanha heroica nos proporcionou há 30 anos", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

30 anos do Tetra: relembre a conquista do Brasil na Copa do Mundo de 1994

O Brasil conquistou o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos, no dia 17 de julho de 1994, após vencer a Itália nos pênaltis. À época, a partida foi realizada no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, contou com a presença de mais de 94 mil presentes.

Brasil e Itália protagonizaram um duelo que terminou sem gols nos 90 minutos e na prorrogação. Já na disputa de pênaltis, Romário, Branco e Dunga converteram as cobranças, do lado italiano três atletas desperdiçaram três finalizações, uma delas defendida por Taffarel.

Com a conquista do tetracampeonato, a seleção brasileira comandada por Carlos Alberto Parreira encerrou um jejum de 24 anos da Seleção sem títulos em uma Copa do Mundo. Na ocasião, o Brasil foi o primeiro país a vencer por quatro vezes o Mundial. Oito anos depois, a Seleção conquistou o pentacampeonato em 2022 na Copa disputada na Ásia.