Prefeitura de Juiz de Fora anuncia edital de fomento ao Desfile das Escolas de Samba em 2026

Prefeitura de Juiz de Fora anuncia edital de fomento ao Desfile das Escolas de Samba em 2026
Divulgção PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: PREFEITURA

 

Nesta terça-feira (7), após reunião em conjunto com a Comissão derivada da atual gestão da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (LIESJUF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou o novo fomento para a qualificação  dos desfiles das escolas de samba, através de edital que será lançado até março. A medida busca o aprimoramento estrutural das escolas e a garantia de um melhor espetáculo, a partir de 2026.

O encontro reuniu o diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério Freitas, os secretários Eduardo Crochet, de Turismo, Giliard Tenório, de Comunicação Social e os líderes das escolas presentes. Os recursos serão empregados ao longo do ano, buscando possibilitar a qualificação da mão de obra, realização de oficinas de ritmistas e maior envolvimento da comunidade no entorno da escola.

O Secretário de Turismo, Eduardo Crochet, reforça a importância do edital para alavancar a folia. “Com isso, a gente consegue qualificar o que vamos apresentar no ano que vem, tanto na gestão quanto no envolvimento das escolas de samba com a sua comunidade. Refazer este vínculo e trazer novos integrantes”, afirmou o Secretário de Turismo.

O fomento visa permitir a realização das atividades das escolas durante o ano todo, como destaca Marcos Tadeu, presidente da Mocidade Alegre de São Mateus: “Esse apoio da Prefeitura vai nos dar uma visibilidade maior. Poderemos trabalhar o ano inteiro na confecção de fantasias e nos projetos sociais”

Para o presidente da Real Grandeza, Renan Henrique, o avanço é fundamental para o desenvolvimento da festividade. “Nós vamos sair de medidas paliativas, que acabam não resolvendo o problema, para uma medida duradoura. Um edital de fomento que irá tratar os principais problemas que temos hoje”, afirmou Renan.

Por meio do edital, espera-se superar os impeditivos decorridos durante a preparação do desfile das escolas de samba do Carnaval de 2025. Atualmente, o Ministério Público recomendou que a Funalfa se abstivesse de realizar qualquer tipo de repasse diretamente à LIESJUF, inviabilizando a preparação das agremiações e a realização do evento.

O diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério de Freitas, destaca a mudança de mentalidade. “É relativo a questão de alguns impedimentos que a Liga teve que enfrentar em relação ao seu processo interno, em relação à questão que moveu o Ministério Público. Então, para o ano de 2026, nós vamos retomar os desfiles”, afirmou Rogério.

Em 2025, o início da folia com os blocos de rua está previsto para o final de semana do dia 14 de fevereiro até domingo, dia 16. As atividades continuam no dia 21 do mesmo mês e seguem diariamente até o dia 5 de março, com previsão de público total de 280 mil pessoas.